sábado, fevereiro 26

TRANSFERÊNCIA DE VEÍCULO PODERÁ SER FEITA POR APLICATIVO SEM IR AO CARTÓRIO

 

A partir de março, algumas transferências de titularidade de veículos poderão ser feitas inteiramente de forma digital, sem a necessidade de comparecer ao cartório. A nova ferramenta será integrada à Carteira Digital de Trânsito, que já guarda em seu celular a carteira de motorista e o documento do automóvel. Agora, o aplicativo vai trazer a opção de compra e venda de carros apenas com a assinatura digital no sistema GOV.BR.

Por enquanto, nem todas as transações de veículos podem entrar nesta nova funcionalidade. Apenas os carros saídos de fábrica ou transferidos a partir do dia 4 de janeiro de 2021 possuem documentação digital e poderão receber a autorização de transferência. Primeiro, o vendedor deverá acessar o aplicativo da Carteira Digital, informar o CPF do comprador e assinar a transação digitalmente. Tudo sem custos, já que a transação está livre de taxas de reconhecimento de firma.

Thiago Nogueira, 39 anos, morador de Brazlândia, no Distrito Federal, trabalha com compra e venda de veículos e explica que atualmente o processo é burocrático, já que tanto o comprador quanto o vendedor precisam ir até um cartório para reconhecer firma. Assim, a nova ferramenta facilita tanto a vida do comprador como do vendedor. ““Só de não precisar ir ao cartório já é grande coisa. Agiliza, inclusive, para as lojas que vendem carro, já que não vai mais precisar de ir com o cliente ao cartório. O cliente já consegue agilizar a transferência de propriedade na própria loja”, diz.

Para ter o aplicativo no celular é preciso acessar o site www.gov.br e digitar no campo da procura “Obter a Carteira Nacional Digital”. Qualquer condutor pode ter a CDT, desde que a carteira de motorista possua, na parte de trás, um QR Code impresso. (Informações Brasil 61)

Tribuna de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário