quinta-feira, julho 9

ARTIGO - CORTEZ PEREIRA - ESCOLHIDO GOVERNADOR PELO PRESIDENTE GARRASTAZU


CORTEZ PEREIRA

José Cortez Pereira de Araújo, nasceu em Currais Novos/RN, em 17/10/1924, filho de Vivaldo Pereira de Araújo e Olindina Cortez Pereira, foi agropecuarista, Professor e Político. Cursou primário na cidade de Natal/RN, ingressando posteriormente no convento das Carmelitas em Goiânia/PE, onde estudou filosofia e teologia.
Deixando o seminário, concluiu o curso clássico em Recife/PE e entrou para a faculdade de filosofia, ciências e letras da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Pernambuco, formou-se em filosofia e a seguir em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco.
Participou de cursos sobre desenvolvimento rural na Espanha, Itália, França e Israel. Deputado Estadual por várias legislaturas, suplente de Senador e Senador, filiou-se a Arena, foi escolhido Governador do Estado do Rio Grande do Norte, pelo Presidente Emílio Garrastazu Médice.
No pleito de 15/11/74, a manifestação das urnas, teve um caráter geral de oposição ao Governo. Dinarte Mariz, enviou ao Presidente Ernesto Geisel uma carta que explicava a derrota da Arena em seu estado.
Cortez Pereira, acusado de corrupção e culpado pela vitória do MDB. Sendo contra ele recomendado a aplicação do Ato Institucional n.5.
Cortez Pereira foi cassado depois de sua gestão e quando morreu em 21/02/2004, exercia o mandato de Prefeito do município da Serra do Mel.
CHICO TORQUATO



Nenhum comentário:

Postar um comentário