quarta-feira, outubro 31

A vitória de Bolsonaro no Wall Street Journal: uma aula de jornalismo


Jair Bolsonaro arrives to cast his vote in the presidential runoff election in Rio de Janeiro, Oct. 28. PHOTO: RICARDO MORAES/ASSOCIATED PRESS
O americano Wall Street Journal publicou a notícia sobre a eleição de Jair Bolsonaro, assinada por Mary Anastasia O’Grady, sem viés ideológico, uma exceção na imprensa internacional.
Vale a pena ler. É uma aula de jornalismo:
“A eleição presidencial de domingo no Brasil opôs Jair Bolsonaro, um ex-capitão do Exército que passou 27 anos no Congresso do Brasil, contra Fernando Haddad, ex-prefeito da prefeitura da cidade de São Paulo. Na noite de domingo, com 97% dos votos, o Sr. Bolsonaro estava batendo com facilidade no Sr. Haddad, por 55,4% a 44,6%.
Muito foi feito durante a campanha do histórico de comentários rudes de Bolsonaro sobre mulheres e minorias e sobre a sua promessa de usar a mão de ferro para combater o crime em bairros pobres.
Ele foi rotulado de racista, misógino, homofóbico, fascista, defensor da tortura e aspirante a ditador. Seus oponentes se reuniram nas ruas para denunciá-lo e escreveram diatribes ofensivos contra ele na imprensa. A mídia internacional orgulhosamente “progressista” entrou na briga, declarando-o uma ameaça ao meio ambiente e à democracia.
Deveria ter sido suficiente para afundar a candidatura de Bolsonaro. No entanto, ele prevaleceu, e não é difícil entender por que: os brasileiros estão no meio de um despertar nacional em que o socialismo – a alternativa a uma presidência de Bolsonaro – foi levado a julgamento. A vitória retumbante do candidato a governador liberal-clássico do Novo Partido, Romeu Zema, no grande estado de Minas Gerais, confirma essa teoria.
Haddad era o candidato do Partido dos Trabalhadores, gigante populista de esquerda do Brasil, conhecido como PT. Ele também foi o sucessor escolhido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está preso por corrupção, mas continua sendo popular entre seus partidários. Contra o pequeno Partido Social Liberal de Bolsonaro, Haddad deveria ter vencido a disputa.
Vale a pena examinar o triunfo do Sr. Bolsonaro porque sugere que algo mudou nesta eleição. Pode sempre mudar de volta, e provavelmente mudará. Mas, por enquanto, o ímpeto está do lado da reforma, e os formuladores de políticas têm uma oportunidade única de promover a liberdade e a prosperidade na maior economia da América do Sul.”

O Antagonista com Wall Street Journal

Nenhum comentário:

Postar um comentário