quarta-feira, setembro 5

Persistência, a marca dos eternos candidatos

Eles se mantêm firmes na defesa dos seus propósitos, que entendem como de interesse do eleitor


Dário Barbosa participa de eleições desde a fundação do PSTU, em 1994, e pela primeira disputa como vice. Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press
Persistência. Essa é a marca de alguns candidatos que postulam uma vaga nas eleições 2012. Alguns foram candidatos duas, três, quatro#dez vezes. Para essas figurinhas carimbadas do eleitorado potiguar, especialmente o natalense, não importa a quantidade de campanhas disputadas porque o importante mesmo é participar do processo eleitoral e apresentar propostas para sanar ou minimizar as necessidades da população.

Desde a fundação do PSTU, em 1994, Dário Barbosa disputou todos os pleitos. Essa é a primeira vez que ele é candidato a vice-prefeito na chapa ao lado de Robério Paulino. Dário já disputou os cargos de governador, senador, prefeito e deputado federal. Questionado sobre a possibilidade de desgaste em torno do seu nome, Dário acha importante disputar o pleito porque há um descrédito da população com políticos e legendas tradicionais.

Dário disse que o PSTU faz campanha com a consciência da população. "Esse talvez seja um dos motivos para não termos conseguido nos eleger até hoje. Trabalhamos com propostas e não com compra de votos como muitos aproveitam a necessidade da população para se eleger. Não fazemos campanha dessa forma", garante.

Joanilson Rego: duas campanhas para senador, prefeito e agora vereador. Foto: Frankie Marcone/DN/D.A Press
Essa é a quarta vez que o ex-presidente da OAB-RN, Joanilson de Paula Rêgo (PSDC), concorre a uma vaga nas eleições. Ele já disputou duas vezes uma vaga para senador e outra a prefeito. No pleito de 2010 Joanilson obteve sua melhor votação: 66. 400 votos, sendo 34.600 conquistados em Natal. "Sou candidato porque digo sempre que preciso participar da vida política. Então ofereço meu nome para ir ao encontro da necessidade do povo", diz.

Diferente de candidatos que têm como meta vencer o pleito em 7 de outubro, Joanilson garante que o principal objetivo é "atuar com coerência e independência na vida política". Contudo, ele acredita que a eleição deste ano pode ser um marco na política do Rio Grande do Norte. "Existe possibilidade de nos elegermos porque o partido deixou de ser nanico e passou a ser médio. Um fenômeno que ocorreu depois do resultado das últimas eleições. Isso pode representar uma mudança no desenho político do estado", acredita. Segundo ele, o PSDC terá no RN nove candidatos a prefeito, 15 para o cargo de vice-prefeito e 214 postulantes ao cargo de vereador.

Sandro concorreu duas vezes ao governo, uma a prefeito e agora vereador. Foto: Frankie Marcone/DN/D.A Press
O sindicalista Sandro Pimentel (PSOL) também disputa a quarta eleição este ano. Ele já foi candidato a governador em duas ocasiões e uma a prefeito. No pleito de 2010 Sandro disputou vaga ao governo do estado e obteve 10.520 votos. Sem querer concorrer novamente a uma vaga na chapa majoritária, o sindicalista topou o desafio de disputar nas eleições 2012 uma cadeira da Câmara de Vereadores de Natal. "Fizemos uma discussão no partido e o momento atual propicia uma eleição para o legislativo porque a Câmara não ouviu o clamor das ruas, ela foi omissa, cega, surda e muda", disse.
 
Fonte: Diário de Natal


Nenhum comentário:

Postar um comentário