quinta-feira, setembro 13

Complexo Educacional Luiza Cavalcante Celebra Período de Emancipação Politica de Carnaubais
Atendemos convite feito pelo corpo docente do Complexo Educacional Luizia Cavalcante, unidade pioneira no ensino fundamental da rede privada do municipio pra proferir uma palestra a respeito da Emancipação Politica de Carnaubais.
A escola iniciou sua programação alusiva ao periodo de autonomia da cidade nesta segunda feira (10), elaborando uma série de atividades comemorativas: palestras, recitais, exibição  fotográficas,  vídeos, visita ao museu Zulmira Bezerra de Siqueira e outras atividades que serão sequenciadas até a data magna do municipio.
Alunos, professores e funcionários do CELC, ouviram atenciosamente a abordagem fundamentada em fatos do passado e presente com esperança de um futuro bem promissor.
Fizemos um histórico resumido dos principais aspectos do cotidiano administrativo, nominando seus governantes, desde o desmembramento do muncipio através da bravura cívica do deputado Olavo Lacerda Montenegro, sem esquecer a ilustre figura de Abel Alberto da Fonseca, responsável pelo o aspecto organizativo da nossa terra antes de se tornar municipio independente. 
A educação foi um tema eixo da nossa palestra, resgatamos a lembrança do primeiros educadores, a luta do operariado através de Manoel Torquato, da fundação do sindicato do Trabalhadores Rurais por Inácio Dias de Lacerda, os primeiros missionários religiosos e evangélicos, com destaque pra Monsenhor Honório, Júlio Alves Bezerra, Américo Simonetti, Padre Canindé com o maior tempo de assistência católica, pastor Fred Macnahen e outros da evangelização protestante.
Um assunto bastante questionado, despertnado a curiosidade de todos os alunos, querendo saber como tinha acontecido foi o periodo das enchentes, e porque existia a cidade histórica.
Na cultura relembramos dos relatos publicados pelos escritores da terra, onde destacamos a edição dos nossos livros, dos colegas Carlos Augusto Pereira da Silva, Luizinho Cavalcante, Francisco Antônio de Oliveira e outros que se embrenharam na doce aventura de escrever a respeito dos nossos limites geográficos, primeiros habitantes, valores humanos com costumes e tradições de relevada significação no processo de desenvolvimento e progresso de Carnaubais.  
Finalizamos nossa palestra com agradecimentos ao casal Keila e Edmário, ambos em  nome da proprietária, pedagoga Mária Albuquerque formularam o especial convite, ensejo que tive a satisfação de expor idéias e fatos da história de Carnaubais, desde os primórdioss, aos atuais dias do seu cotiadiano.
A satisfação foi imensa em contribuir com a escola que serviu de balizamento na apreendizagem dos meus filhos: Adílio e Cibele, atualmente minha neta Maria Isabel, além de constataar em seu quadro docente diversos ex-alunos, cuja experiência por nós repassada em pasado ainda recente, serve hoje de parâmetro pra esses educadores transmitirem ás gerações do presente, visando o alcance de um futuro digno do legado de ensinamento dos nossos ancestrais. 
Salve, salve Carnaubais, em seus 49 anos de emancipado e que continue se desenvolvendo pela pujante inteligência e sabedoria dos nossos conterrâneos. 

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário