quarta-feira, janeiro 26

Chico Buarque diz que não cantará mais a canção 'Com açúcar com afeto'

 

O cantor e compositor falou, em documentário sobre Nara Leão, que não vai mais cantar a música por crítica ao "teor machista" da letra.
A decisão gerou conversas sobre se a canção, que ele compôs a pedido de Nara em 1967, é mesmo machista, e também quanto ao papel da arte no engajamento político.

Chico decidiu que não cantará mais Com Açúcar, Com Afeto, composta por ele originalmente para a voz de Nara Leão. A razão são as críticas do movimento feminista ao teor machista da letra.
A canção fala da rotina sofrida de uma dona de casa, sustentada por um marido malandro e que, apaixonada, faz diversas concessões para agradá-lo.
A crítica feminista à música se dá principalmente pela representação de uma condição subalterna da mulher. Procurado, Chico não quis comentar quando tomou a decisão ou se haveria outras de seu repertório que também não serão mais executadas devido a essas críticas.
A decisão foi anunciada em “O canto livre de Nara Leão“, série documental da para a Globoplay. O cantor conta que a canção foi encomendada por Nara, que pediu a ele exatamente uma letra de mulher sofrida, já naquela época nem tão comuns na música brasileira.
Metrópoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário