sábado, janeiro 29

ARTIGO - TOM JOBIM - UM DOS CRIADORES DA BOSSA NOVA

 

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, nasceu no dia 25/01/1927, no Rio de Janeiro, se vivo fosse teria completado 95 anos de vida.
Tom Jobim, seu nome artístico, foi um compositor, maestro, pianista, cantor, arranjador e violonista. Considerado o maior expoente de todos os tempos da música popular brasileira.
Pensou em trabalhar com arquitetura, chegando a cursar o primeiro ano da faculdade e até se empregar em um escritório, mas logo desistiu e decidiu ser pianista.
Tocava em bares e boates em Copacabana, além dos arranjos, também tinha função de transcrever a pauta as melodias de compositores que não dominavam a escrita musical.
Compôs alguns sambas em parceria de Billy Blanco, solidão e a sanfonia do Rio de Janeiro. Ainda nos anos 50, com Vinícius de Morais, Tom Jobim produziu as canções para a peça Orfeu da Conceição e posteriormente, para o filme Orfeu do Carnaval ou Orfeu Negro.
Tom Jobim foi um dos destaques do festival Bossa Nova, compôs com Vinícius de Morais, um dos maiores sucessos e possivelmente a canção brasileira mais executada no exterior: Garota de Ipanema.
O sucesso fora do Brasil o fez voltar aos EUA, para gravar com um dos grandes mitos americanos, Frank Sinatra. Participou de festivais no Brasil, conquistando o primeiro lugar no III Festival Internacional da Canção (Rede Globo), com sabiá, em parceria com Chico Buarque de Holanda.
Tom Jobim, um dos criadores do movimento da Bossa Nova, faleceu em Nova Iorque no dia 08/12/1994.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário