Um verdadeiro caos tomou conta de diversas unidades de saúde em Natal nesta segunda-feira (27).

Centenas de pessoas com sintomas de gripe procuraram atendimento nas redes públicas e privadas da capital potiguar, o que gerou superlotação em vários lugares.

Fotos e vídeos mostram que a situação é mais dramática nas UPAs de Pajuçara, Cidade da Esperança e Satélite. A maior parte dos pacientes apresenta sintomas gripais. Na UPA Satélite, profissionais de enfermagem estão adoecendo e, segundo o sindicato dos servidores (Sindsaúde), “é considerável o número de baixas no serviço, tanto pelas infecções quanto pela própria sobrecarga de trabalho que prejudica à saúde”.

“Um dos meus piores plantões nesses quase três anos de UPA. Lotação total. Muitos sintomas gripais. Me senti um lixo o dia inteiro. Parecia que eu tinha de ser um robô com capacidade de estar em vários lugares ao mesmo tempo para dar conta das demandas. Não consegui nem beber água”, desabafa uma servidora da UPA Cidade da Esperança.

A procura foi tamanha que a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer (LNRCC) publicou comunicado em que informa que "em razão do crescente número de pessoas que estão buscando atendimento no pronto socorro, a referida unidade será fechada temporariamente". O pronto-socorro da Liga só será reaberto quando a situação se normalizar.