domingo, dezembro 26

ARTIGO - INTEGRIDADE VERSOS CORRUPÇÃO

 

Falamos muito em paz, e, sempre no início de cada ano, desejamos a paz, harmonia e tudo que é bom para aqueles que estão partilhando das festividades de passagem para um novo ano.
Mas, dando um olhada em meus cafiotes, encontrei esta pérola que tenho prazer de repassar a todos os homens públicos, ou mesmo àqueles que desejam adentrarem na vida pública, política partidária.
Ainda que eu fale a língua dos intelectuais ou do cidadão inculto, se eu não tiver integridade, serei como o metal que soa, como o sino que tine.
Ainda que tenha o dom da política, e conheça toda essa ciência, e ainda que tenha fé na mudança, de maneira tal que transporte montanhas, sem integridade eu nada sou.
Ainda que eu distribua toda minha fortuna aos pobres, defenda o socialismo e critique o capitalismo, sem integridade, nada disso me aproveitaria, integridade é benigna e não é invejosa; não trata com leviandade, nem se ensoberbece.
Não quebra com o decoro, não busca seus interesses, não se irrita, não se regozija com o mal. Mas se alegra com a justiça e com a verdade.
A integridade luta, crê, espera e suporta.
A integridade pode ter falhas, porque em parte conhece e em parte ignora.
Mas jamais deixa de combater a luta contra a corrupção.
E agora permanece estes três males: a corrupção, a injustiça e a improbidade, mas, destas a corrupção é a maior.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário