segunda-feira, dezembro 27

ARTIGO - SÃO JOÃO EVANGELISTA

 

João Evangelista ou Apóstolo João, nasceu em Betsaida-Judeia, 10 d.c, um dos doze apóstolos de Jesus, segundo o Novo Testamento, sendo filho de Zebedeu e Salomé.
A tradição católica afirma que João é o autor do Evangelho de João e de quatro outros livros do Novo Testamento.
Mas, em sua História Eclesiástica, Euzébio afirma que a Primeira Epístola de João e o Evangelho de João são amplamente creditados a ele.
Porém, ele menciona que o consenso é que a segunda e a terceira Epístolas de João não seriam dele e sim de outro João.
Porém, Sinfrônio de Jerusalém, percebeu que duas epístolas atribuídas a ele... São consideradas por alguns, como sendo obra de um certo João, o velho.
Até o século XIX, a autoria do Evangelho de João era universalmente atribuída ao Apóstolo João. Porém a maior parte dos biblistas modernos tem dúvidas.
Ainda, assim, atualmente, muitos teólogos continuam a aceitar a autoria tradicional. Como João Evangelista foi consistentemente citado nas obras dos primeiros padres da igreja, é difícil ignorar esta conclusão, apesar de ampla relutância em aceitar.
O dia de São João Evangelista,. celebra-se a 27 de dezembro, é referido pelos estudiosos como o apóstolo preferido de Jesus Cristo, que o encarregou de tomar conta de Maria antes de morrer.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário