sábado, julho 3

ARTIGO - O AVÔ DO MINISTRO ROGÉRIO MARINHO

 

Djalma Aranha Marinho nasceu em Nova Cruz/RN, no dia 30/06/1908, sendo filho de Nestor Marinho e Amélia Aranha Marinho.
Avô do ex-deputado federal e atual Ministro do Desenvolvimento Regional Rogério Simonetti Marinho, foi um dos políticos mais respeitados do Rio Grande do Norte
Djalma Marinho em 1928 ingressou na faculdade de Direito de Recife, pela qual se bacharelou em março de 1932, durante sua vida universitária, atuou como adjunto de promotor público de Ceará-Mirim e Macaíba.
Estreou na política em 1934, ao eleger-se deputado estadual, entretanto seu mandato foi extinto quando Getúlio Vargas implantou o Estado Novo em 1937, de volta a advocacia trabalhou para a PanAir do Brasil durante a segunda guerra mundial.
Com o fim do conflito e a subsequente queda de Getúlio Vargas, filiou-se a UDN, e foi eleito suplente de deputado federal, chegou a exercer o mandato por meio de convocação e foi eleito para a Câmara dos Deputados em 1954 e em 1958, foi derrotado por Aluízio Alves na disputa pelo governo potiguar em 1960.
Conquistou um novo mandato e filiou-se a ARENA quando o Regime Militar de 1964 impôs o bipartidarismo por meio do A-I n° 2, reelegendo-se em 1966.
Em 1974 disputou a senatória da república, perdendo a eleição para o feirante e ex-marinheiro Agenor Nunes de Maria.
Contrário ao pedido do Governo Militar para processar o deputado Márcio Moreira Alves, renunciou a presidência da Comissão de Constituição e Justiça, quando declarou, inspirado em Calderon de La Barca " Ao rei tudo, menos a honra".
Djalma Marinho faleceu no dia 26/12/1981 em Natal-Rio Grande do Norte.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário