sexta-feira, julho 30

ARTIGO - INÁCIO DE LOYOLA

 

Inácio de Loyola Lopes Brandão, nasceu em Araraquara/SP, no dia 31/07/1936, sendo filho de Antônio Maria Brandão e de Maria do Rosário Lopes Brandão.
Inácio de Loyola iniciou seus estudos em sua Cidade Natal, com 16 anos começou sua carreira jornalística como crítico de cinema no semanário Folha Ferroviária.
A carreira literária de Inácio de Loyola começou com a publicação de livros de contos, que reúne histórias passadas na noite paulista dos anos 60, em 1968 publica seu primeiro romance, onde relata com sarcasmo, a época de repressão política dos anos 60, um dos períodos mais negros da história do país.
Aos 85 anos é um dos escritores mais prolíferos do atual cenário, Inácio deixou uma mensagem de otimismo ao público " Eu me alegro muito em fazer parte desses bravos e humildes lutadores, que tentam definir o homem brasileiro, entender o que é a vida, o que é o país, o que é a morte, enfim, entender porque estamos aqui".
Em 1978, separado de sua primeira mulher foi para Cuba e lá ficou 40 dias, participou de um júri do prêmio Casa de Las Américas, estavam presentes Fernando Morais e mulher, Chico Buarque e Marieta Severo. Foi o primeiro grupo que conseguiu ir para Cuba em plena ditadura.
Para Inácio de Loyola literatura é, acima de tudo, prazer, sem isso é bobagem, foi inspirado nesse plano que nasceu o Zero, um dos seus livros mais conhecidos, mais polemizados e mais traduzidos.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário