domingo, outubro 31

CINQUENTENÁRIO DO SINDICATO DE TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS DE CARNAUBAIS

 


Neste 31 de outubro se faz necessário reacendermos na memória das gerações do presente para que o passado não perca sua importância de futuro.
Há 50 anos atrás, um grupo de homens e mulheres,  trabalhadores rurais de Carnaubais por iniciativa do agricultor com espirito associativista, Inácio Dias de Lacerda: fundava em Carnaubais o Sindicato de Trabalhadores Rurais do Municipio. 
Eram tempos dificieis de democracia, esta categoria laboriosa teve imensas dificuldades para se estabelecer. 
Entretanto, todos de forma corajosa e  solidária deram as mãos e promoveram o desafio de ir de encontro ao patronato local, criando seu instrumento de proteção e defesa.
Desta diretoria, apenas 4 filiados fundadores permanecem vivos: Venâncio Caboclo, Cicero Rafael Crisóstomo, Zé Rodrigues Filho (Zequinha Carneiro) e Múcio Melo de Aquino, conhecido por Múcio de Telina, residindo atualmente no Rio de Janeiro.
Os demais foram para a eternidade!
Todavia, a saga da luta de fundar um Sindicato, deixa imortalizado cada um.
Foi através da visão administrativa do seu primeiro presidente Inácio Lacerda com o esforço conjunto dos demais companheiros que construíram a sede do Sindicato que se localiza no centro de nossa cidade.
Lamentamos, que a diretoria atual do STTR e seus membros responsáveis, ignorem tão significativa data - deixando passar em branco a façanha destes heróis.  
Uma única nota de reconhecimento ou simplesmente uma bandeira hasteada para simbolizar sua importância social no contexto da vida cotidiana dos trabalhadores e trabalhadoras do municipio, não se vê no dia de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário