A prefeita Marineide Diniz está tendo dificuldades em cumprir o que desejava em relação ao cumprimento integral do aumento do piso salarial nacional aos professores do municipio.
A gestora deixou se levar pela emoção e sem fazer um análise reflexiva da realidade do seu municipio, fez um anúncio antecipado de que pagaria integralmente o que fora determinado pelo governo federal, que deu um reajuste salarial de 33,24% a categoria dos professores.
Cada caso é um caso e Carnaubais tem um quadro efetivo de professores com ganhos salariais bem maiores que outros municípios.
Todavia, por mais vontade politica que tenha a gestora, o governante tem de agir seguindo a regra do seu orçamento como imperativo das suas decisões.
Eis que a prefeita caiu na real, mandou fazer um planejamento das finanças municipais que tem um quadro de professores vinculados ao sistema de "Plano de Carreira de Cargos e Salários" por uma equipe especializada em economia pública e viu que a realidade de Carnaubais, exige uma prudência maior no cumprimento desta determinação.
Vários estudos e planilhas estão se evidenciando para que possa negociar os valores percentuais com o Sindicato da categoria.
A equipe jurídica já fez o alerta, a prefeita não pode fazer o que prometeu, o cumprimento integral vai levar o municipio a um realidade precipitada com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LSF) e o limite prudencial é uma exigência que não se pode ultrapassar, sob o risco de sacrificar o seu mandato.
Acreditamos que a gestora vai fragmentar dentro das atribuições constitucionais o cumprimento do reajuste, sem correr o risco de ficar inadimplente e sujeito aos rigores maior da legislação vigente.
Essa é nossa opinião!
Nenhum comentário:
Postar um comentário