quinta-feira, fevereiro 17

ARTIGO - ZE KETI: EU SOU O SAMBA

 

Zé Keti, nome artístico de José Flores de Jesus, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 16/09/1921, embora tenha sido registrado em 06 de outubro.
No bairro de Inhaúma, ficou conhecido como Zé Keti, em 1924, foi morar em Bangu na casa do avô, o flautista e pianista João Dionísio de Santana, que costumava promover reuniões musicais em sua casa, das quais participavam nomes famosos como Pixinguinha, Cândido das Neves, entre outros.
Após a morte do avô, mudou-se para a rua Dona Clara, cantou o samba, as favelas, a malandragem e seus amores.
Dono de um temperamento tímido, seu pseudônimo veio do apelido de infância Zé Quieto ou Zé Quetinho. Idealizou o conjunto A voz do morro, do qual participou e que ainda cantava com Paulinho da Viola, Zé da Cruz e Nelson Sargento.
Gravou pelo selo Rozemblet um compacto simples que tinha a música Nega Dina, recebeu o troféu Euterp como o melhor compositor carioca. Máscara Negra, outro grande sucesso, gravado por ele mesmo e também por Dalva de Oliveira.
Recebeu da Portela um troféu em reconhecimento pelo seu trabalho e participou da gravação do disco Casa da Mãe Joana.
Recebeu a placa pelos 60 anos de carreira na roda de samba, apresentou-se ao lado da velha guarda da Portela e teve várias músicas regravadas.
Em 14/11/99, Zé Keti, morreu de falência múltipla dos órgãos aos 78 anos de idade.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário