quarta-feira, fevereiro 9

ARTIGO - O VELHO NELSON

 

Nelson Gonçalves, nome artístico de Antônio Gonçalves Sobral, nascido em Santana do Livramento/RJ, no dia 21/06/1919, foi um cantor e compositor brasileiro, segundo maior vendedor de discos da história do Brasil.
Matriculado no Liceu Eduardo Prado, que equilibrava disciplinas tradicionais com uma convivência com o mundo rural. Lá Nelson sofreu bullying dos colegas e golpes de palmatória da professora por sua dificuldade em falar.
Para ajudar a sustentar o lar, Nelson trabalhou como jornaleiro, mecânico, engraxate, polidor e tamanqueiro, querendo ganhar mais dinheiro e seguir uma profissão, inscreveu-se em concurso de luta e venceu, tornando-se lutador de boxe na categoria peso médio.
Sua carreira Musical começou a se desenhar com as apresentações ao lado do pai, e ganhou certo impulso quando o irmão mais velho abriu um bar/restaurante.
Por intermédio da família de Elvira, sua primeira esposa, foi apresentado a cantora Sônia Carvalho, que sugeriu o nome artístico Nelson Gonçalves, nas horas vagas começou a cantar por conta própria em bares, conseguindo gorjetas, apresentou-se em programas de calouros, sendo aprovado, foi chamado para gravar um disco de 78 rotações que foi bem recebido pelo público.
Além de shows em todo Brasil, chegou a se apresentar em países como Uruguai, Argentina e Estados Unidos. Após esta última apresentação Frank Sinatra disse que "Sua voz é uma das melhores vozes que ouvi até hoje".
O velho Nelson morreu em 18/04/1998, decorrência de um infarto agudo do miocárdio.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário