quarta-feira, setembro 1

OS BASTIDORES POLÍTICOS RECHEADOS DE ESPECULAÇÕES NESTE 1º DIA DO MÊS DE SETEMBRO

 Últimas da política: Projeto para fazer Carlos Eduardo deputado federal

Confira as últimas da política no Agora RN desta quarta-feira 1º

Pré-candidato ao governo ou ao Senado, o ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) pode terminar saindo a deputado federal em 2022. As articulações estão em curso nos bastidores e comandadas pelo primo, ex-ministro Henrique Eduardo Alves, ainda no MDB. O próprio Henrique abriria mão da sua postulação para apoiar Carlos Eduardo.

O prefeito Álvaro Dias, que renunciaria em abril de 2022, viraria postulante ao Governo do Estado, assim como fez Carlos Eduardo em 2018. Álvaro colocaria o filho, Adjuto Dias (MDB), para fazer dobradinha em Natal e no interior com o ex-prefeito do PDT.

Álvaro Dias vai articular com o presidente da Câmara Municipal, Paulinho Freire, que sairá do PDT de Carlos Eduardo para ingressar no DEM do ex-senador José Agripino Maia, para mostrar a Paulinho Freire que ele deve adiar o sonho de ser deputado. Paulinho ganharia o apoio de Álvaro Dias e Carlos Eduardo para ser prefeito em 2024.

O publicitário Alexandre Macedo, que fez as campanhas de Álvaro Dias em 2020 e a de Carlos Eduardo em 2018, já entrou em cena. Macedo, que quer voltar a vencer uma campanha no Rio Grande do Norte, gostaria de ver Álvaro Dias governador. Álvaro Dias sairia ao lado do ministro Rogério Marinho, do Desenvolvimento Regional. Assim, uniria a oposição contra a governadora Fátima Bezerra (PT).

Presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), o prefeito Babá já anda colocando na cabeça dos prefeitos que o governo Fátima Bezerra não atende as pautas das cidades. Muitos prefeitos andam reclamando do atendimento na Casa Civil. Muitas pautas são encaminhadas à secretária-adjunta Socorro Batista, mas os prefeitos não têm resposta. A falta de habilidade política da professora Socorro, que foi candidata a prefeita de Mossoró pelo PT nos anos 2000, hoje é o principal problema da área política.

O líder do governo, deputado Francisco Medeiros, e o secretário chefe da Casa Civil, Raimundo Alves, estão afinados e fazendo o trabalho junto com os deputados estaduais. Falta agora a articulação com os municípios. A ex-secretária Samanda Alves, hoje pré-candidata a deputada federal do PT, anda fazendo falta nas articulações da Governadoria.

Puxador de votos
No Palácio Felipe Camarão, observadores da cena política enxergam que, candidato a deputado federal, Carlos Eduardo sairia de Natal com quase 60 mil votos. Em 2018, a então vereadora do PT Natalia Bonavides conseguiu nas urnas da capital 43 mil votos. Carlos Eduardo foi prefeito três vezes e com o apoio do prefeito Álvaro Dias é forte candidato à Câmara dos Deputados.

Bolsonarista
O deputado estadual José Dias poderá retornar ao PSD ou ir para um partido bolsonarista. José Dias tem sido incentivado pelo seu maior eleitor hoje, o prefeito de Ceará-Mirim, Júlio César, do PSD. Em Ceará-Mirim, José Dias fará dobradinha com o ex-governador Robinson Faria, que tenta viabilizar seu nome para deputado federal. Hoje, José Dias tem compromissos com o ministro Rogério Marinho para o Senado. José Dias já deixou claro que vai sair do PSDB. Em 2018, ele teve 27 mil votos e entrou na última vaga da coligação do PSDB.

Trairi
A pretensa chapa Benes Leocádio (Governo) e Rogério Marinho (Senado) terá uma agenda política na região do Trairi. O deputado Tomba Farias já anda ligando para prefeitos ligados a ele receberem sua chapa no fim de semana. O ministro Rogério Marinho vai cumprir agenda política no Rio Grande do Norte. Benes, que hoje percorre as estradas do interior, pode virar vice-governador na chapa do prefeito Álvaro Dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário