segunda-feira, setembro 28

MANIPULAÇÕES DE REALIDADE CONFUNDEM COM DESINFORMAÇÕES O ELEITOR

 

Com a crescente importância da internet na campanha eleitoral, a preocupação contra tentativas de manipular o eleitorado tem se voltado para as chamadas fake news, ou notícias falsas. 

Mas outro risco considerável de influência sobre os eleitores vem de uma inovação permitida nestas eleições, a de que os candidatos possam pagar pelo impulsionamento de publicações nas redes sociais, dirigindo dessa forma a propaganda eleitoral a um público específico.

Observamos que esta campanha de falsas informações, consideradas de fake news, vai ser um gargalo de grande preocupação para a legislação eleitoral, tendo que ser ágil em coibir tais artifícios que deturpam a própria democracia.

Exemplifico aqui uma postagem de alguns grupos sociais e blogs interessados em candidaturas preferenciais, fazendo um jogo de dubiedade ou triplicidade, colocando seus pretendentes como eleitos por antecipação.

Uma relação divulgada atribuindo uma pesquisa de um curioso politico do estado, conhecido como João Leão, vem sendo amplamente distorcida, satisfazendo o ego de cada candidatura nos municípios relacionados.

Em Carnaubais três dos 4 disputantes da prefeitura, já aparecem como eleitos e o palitó engomado esperando o dia da posse.

Cautela e canja de galinha, não faz mal à ninguém: seria bom que estes apressadinhos fossem mais prudentes para não terem que passar vexame depois.


Nenhum comentário:

Postar um comentário