segunda-feira, julho 1

POBRE DO POBRE QUE NÃO TEM CORAGEM E CONSCIÊNCIA DE LUTAR

O famoso compositor vanguardista Zè Geraldo, fez no periodo negro da vida politica nacional, determinadas sátiras ao poder dominante que explorava a nação, um exemplo de altivez que ainda se constitui nos dias atuais, um verdadeiro preâmbulo pra que se possa mostrar a insignificante ação de determinados governos.
Ontem, visitei a cidade de Guamaré, verifiquei o contraste econômico e social vivendo lado a lado: ricos no caviar, pobres apenas nos naturais marisco oferecido pelo o mar.

Entre os inúmeros casarões suntuosos contruidos por força da produção do petróleo, beneficiando alguns apaniguados defensores do poder local, prática que vem de anos anteriores e formando uma grande escola no presente da cidade.

 Observamos que existe um número bastante elevado de pessoas simples e humildes, morando em casinhas modestas, na sua grande maioria pescadores. 

Aí, é onde anda a força satirizante do compositor Zé Geraldo, enquanto uma parcela bem menor se refestela do fausto banquete da dominação, outros ficam a mercê dos fatos, vendo os afortunados, rindo na praça, dando milho aos pombos.

 Vejam só, o governismo muncipal vive se glorificando, jactando-se da triste miséria alheia, por ter no seu controle 2.300 cartões pobreza, como se este tipo de distribuição de renda, aumentar-se a alta estima dos seus municipes com a esmola vinda Brasilia.
  
 O  Prefeito sendo o intermediário do presente dado com o chapéu alheio, sente-se um verdadeiro "banbanban" um herói quixotesco, é o que me parece com tal louvação.

 Que a Bolsa Familia é um instrumento que viabiliza o imediatismo da fome de alguns, não temos a menor dúvida, todavia, a essência de manter perpetuadamente o investimento como solução, deixa muito a desejar.
Vamos lembrar também do que disse "Gonzagão, a esmola ou vicia quem recebe ou mata de vergonha o cidadão.

 Guamaré precisa acordar para horizontes mais avançados, tem recursos disponiveis em sua receita, havendo controle eficaz de gastos, sobra dinheiro pra aplicar em iniciativas  de produção e desenvolvimento. 

Se usarem inteligência que são possuidores com  atitudes honestas, a cidade dará um salto de qualidade em tempo récord. 

O municipio deve elaborar programas sociais de envergadura, habilitando seu povo a ter dignidade, oferecendo bolsa trabalho, cartão produtivo por merecimento educacional, estimulando a juventude a seguir noutra direção. 

Tire-os do ciclo criminoso das drogas e assim estampe com grandes manchetes jornalisticas a satisfação e competência desenvolvida na transformação desta obscura realidade. 

Caso contrário, o jargão popular, voltará a fazer sucesso: "Quanto maior o cargo, maior o rombo" cada um enganando pra continuar dando a ração dos pombos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário