segunda-feira, outubro 31

41 anos do STR


Como fotografia é história hoje encontrei entre as minhas recordações fotográfica essa reliquia, tem exatamente 40 anos. Meu saudoso pai, Inacio Dias de Lacerda perfilando ao lado de bvravos companheiros fundadores do Sindicato de Trabalahdores Rurais de Carnaubais (STR), podemos identificar Inacio Lacerda (Presidente) e os membros do Conselho Fiscal: João de Quinquim, Cicero Crisóstomo Rafael e Hélio Pessoa de Sales.

A 31 de outubro de 1971, o agricultor, Inácio Dias de Lacerda imbuido de um sentimento de liberdade incentivou uma boa parcela de trabalhadores rurais s se organizarem e assim criaram um instrumento de autonomia e e proteção deos trabalhadores que secularmente ream explorados pelo o patronato rural. A iniciativa veio mexer com os nervos da aristocracia rural, a ponto de tentarem impedir a assembléia de fundação, vindo Tenente Moura que era o delegado de Assu, intimidar os trabalhadores com um reforço policial, arguindo ser um manifesto suspeitgo e contra o regime democrático. Foi preciso uma fereenha discussão do representante da FETARN, senhor José Menezes, mostrando todo credenciamento da Delelegacia Regional do Trabalho (DRT_ época em que o senhor Jeremias Soares respodia pela instituição. Pra sacramentar a fundação o presidente Inacio Dias de Lacerda fez a apresentação da Carta Sindical autorizada pelo o ministro do Trabalho Armando Prieto. a partir daí o delegado de policia recuou e a solenidade de fundação aconteceu sem mairoes problemas.
Inácio Lacerda foi um aguerrido defensor da categoria, presidente em tres mandatos, era visto como calcanhar de aquiles pra elite politica local.
Depois de quebrar os grilhões do patronato que sentia-se absoluto, teve que enfrentar problemas na justiça, sendo denunciado na policia federal, indiciado e absolvido depoius de uma tremenda batalha judicial por 7 votos a zero, o Juiz que lavrou a absolviação foi Dr. Hélio Fernades e os advogados da defesa foram: Caio Arregalado de Alencar e José Duda da Rocha.
 Como legado do seu tempo e trabalho deixou construida a sede própria do atual Sindicato siituado na praça Santa Luzia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário