sexta-feira, maio 22

Antecipação da segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS injeta mais R$ 311 milhões no RN

BREJINHO ONLINE: INSS começa a pagar antecipação do 13º a ...
O Instituto Nacional do Seguro Social inicia, na próxima segunda feira (25), o pagamento dos seus aposentados e pensionistas. A folha, relativa ao mês de maio, inclui antecipação da segunda parcela do 13º salário, autorizada pelo Governo Federal por causa do estado de emergência causada pela pandemia do COVID 19. No Rio Grande do Norte, 593.190 beneficiários receberão um total de R $ 959,1 milhões. Apenas com o valor 13º, circulará no Estado, um total R $ 311 milhões extras. O dinheiro dos benefícios pagos pela Previdência Social é fundamental para a economia de milhares de municípios brasileiros, e em sua maioria, se transforma na principal fonte de receita para o comércio.
Para quem recebe um salário mínimo, o pagamento será feito entre os dias 25 de maio a 5 de junho, de acordo com o número final de benefício. Segurados que ganham mais de um salário mínimo, podem sacar o dinheiro no período de 1º a 5 de junho. Em todo o Brasil, 35,8 milhões de pessoas receberão seus benefícios em maio. Até o próximo dia 5 de junho, o INSS injetará na economia nacional um total de R $ 71,5 bilhões. Desse total, de 30,8 milhões de beneficiários receberão a segunda parcela do decimo terceiro , equivalendo a R $ 23,8 bilhões.
De acordo com a legislação, o imposto de renda é cobrado no pagamento da segunda parcela da gratificação natalina. Os segurados que estão recebendo auxílio-doença, têm direito ao 13º proporcional ao período no qual permanecem afastados do trabalho. Por exemplo, um benefício concedido no mês de janeiro, e ainda ativo em maio, recebe o 13º proporcional, calculado sobre cinco meses.
LOAS – Por lei, os beneficiários que recebem benefícios assistenciais, previsto na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), não têm direito ao 13º salário.
O cidadão pode ter acesso ao extrato mensal de pagamento, que está disponível para consulta no endereço eletrônico www – meus.inss.gov.br ou nos terminais de autoatendimento da rede bancária, junto com o extrato de pagamento referente ao mês de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário