terça-feira, maio 26

REVELAÇÃO DE UM FATO

Aluizio Lacerda: 41 anos do STR
No transcurso histórico da nossa emancipação nos áureos tempos do golpe militar de 64, região do Vale do Açu, tinha na assembleia 5 deputados estaduais:  Olavo Lacerda nosso emancipador, Edgar Montenegro, Gerôncio Queiroz, Floriano Bezerra e Ângelo Varela que também era votado neste ubérrimo vale varzeano.
Chegando o final do 1º mandato constitucional de Valdemar Campielo (1968). Olavo e Edgar resolveram fazer um pacto de união partidária para um apresentar o prefeito e o outro o vice. Este foi o primeiro conchavo eleitoral acontecido em nosso município, de lá pra cá outros foram evidenciados. Nesta época meu Pai Inácio Lacerda havia terminado seu mandato de vereador e como abdicou da sua candidatura no primeiro pleito de Carnaubais, tendo apresentado e eleito seu primo José Pessoa de Melo (Zequinha) era um dos influentes políticos do município.
 Sempre participativo e decisivo Inácio Lacerda que tinha na assembleia legislativa o apoio do deputado areia-branquense Manoel Avelino, viajou á Natal pra tentar anular esta decisão dos dois parlamentares do vale do Açu em relação ao município de Carnaubais.
 O deputado Manoel Avelino conhecido como o picolino da Nordeste, devido um programa diário feito na emissora da capital do estado.
 Depois de ouvir as explanações de papai, sendo um politico correto nos compromissos, fez a seguinte indagação: Inácio eu tenho condição de reverter junto aos pares aliados a consolidação deste acordo. Pra isto eu preciso saber - sendo desfeito este acordo o candidato a prefeito será você, um irmão ou um filho?
 Papai imediatamente respondeu: não tenho letra pra assumir um cargo tão importante, nem um irmão com esta condição e um filho que estuda em Currais Novos ainda não adquiriu preparo pra disputar uma eleição deste porte.
 Foi aí que Manoel Avelino deu o desfecho com precisão lógica de quem tem seriedade.
 Olhou pra papai e disse: Inácio não queira que eu compre uma abriga contra meus colegas pra beneficiar uma pessoa que não me dará votos no futuro.
 Sendo você toparia a encrenca.
 Volte pra Carnaubais abrace os candidatos indicados por Olavo e Edgar que será mais conveniente pra você.
 Papai chegou contou os amigos o desfecho da conversa e passou a campanha inteira pregando o voto nulo ou branco.
 Moral da história não se dobrou aos caprichos de Edgar que apresentou João Teixeira Filho (Prefeito) e Olavo indicou vice prefeito Francisco Roque de Sousa - o popular Chico de Ernesto.
Aberto as urnas, comunidade do Brejinho tinha uma sessão eleitoral que seus moradores eram literalmente fechados com a orientação politica de Inácio Lacerda, dando 80% da votação em branco e nulo, fato que quase levava papai as barras da justiça.
Com isto justifico que os princípios do que faço,tem como exemplo balizador uma palavra. Caso isto viesse acontecer em Carnaubais outra vez: sabia o que fazer.
Pacificação feita com substâncias composta por óleo e água resulta numa composição fracassada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário