sexta-feira, março 27

SMEC PROMOVE VISITA AO IFRN COMO FORMA DE MOTIVAÇÃO PARA JOVENS ESTUDANTES

VISITA IFRN
Com o objetivo de sensibilizar e motivar os jovens estudantes prestes a ingressar no ensino médio, a Prefeitura do Assú, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura promoveu nesta quinta-feira, 26, uma visita ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN), Ipanguaçu.
A visita contou com participação do Prefeito Ivan Júnior, secretário de educação Alberto Luís, secretário de governo Antônio José, diretores, professores e 240 alunos, do 8º e 9º anos, das escolas municipais: Luiza de França, Antônio Guerra, Monsenhor Júlio e Nair Fernandes e da escola estadual: Poeta Renato Caldas.
A comitiva foi recebida pelo diretor geral Evandro Firmino de Souza, que deu as boas vindas e, no auditório do instituto, fez uma ampla explanação sobre os cursos oferecidos pela instituição e também sobre sua estrutura.
Em sua fala o prefeito Ivan Júnior destacou a importância da educação e qualificação como forma de garantir espaço no mercado de trabalho em um mundo cada vez mais globalizado: “A qualificação profissional é um diferencial fundamental no momento de buscar uma oportunidade de trabalho, e quando falamos em qualificação, falamos daquele profissional que saberá o que fazer dentro da empresa, que estará preparado para a função para qual foi contratado. Estudem e se preparem para ter bons empregos e colaborar com o desenvolvimento da nossa região e nosso país”. Afirmou o prefeito para a plateia atenta.
O secretário de educação Alberto Luís, também destacou a importância da educação e qualificação para se obter sucesso profissional. “Todos aqui querem ter um bom emprego no futuro, e para isso precisam se dedicar aos estudos. Antigamente havia muitos profissionais para poucas vagas, hoje o mercado de trabalho está tendo muitas vagas, entretanto, poucos profissionais preparados para atender as exigências das empresas. Foi o tempo que até para ser auxiliar de serviços gerais, precisava ter só Ensino Fundamental. Hoje é necessário ter o Ensino Médio. Imaginem para outros cargos?”.  Salientou o secretário.
Antônia Silva, 14 anos, cursando o 9º ano, disse que a visita foi mais que motivadora: “Estou muito feliz de estar aqui hoje. Eu só ouvia falar sobre o IFRN, porém, conhecer esta escola, me dá vontade de estudar aqui, e eu vou conseguir, quero fazer um curso na área de informática”.
IFRN Ipanguaçu
O  IFRN Ipanguaçu, antigo CEFET esta situado  na microrregião do Vale do Açu, cuja principal atividade econômica é a agricultura irrigada, o Campus Ipanguaçu atende a uma população de cerca de 120 mil habitantes, dos quais 58,79% se concentram nas zonas urbanas e 38,92% na zona rural.
Sua oferta educacional vem ao encontro das demandas identificadas para capacitação de profissionais em cursos técnicos, superiores e de formação inicial e continuada nas áreas de meio ambiente e informática, com possibilidade de ampliação para as áreas de pesca, construção civil e segurança do trabalho, atendendo às necessidades de profissionalização de jovens e adultos, proporcionando educação profissional pública, gratuita e de qualidade, além de permitir uma adequada requalificação dos profissionais que atuam nessas áreas, como forma de melhorar os serviços por eles prestados.
Cursos
Técnico Integrado: Agroecologia, Informática, Meio Ambiente;
Técnico Integrado na Modalidade EJA: Agroecologia, Manutenção e Suporte em Informática;
Técnico Subsequente: Meio Ambiente;
Graduação: Licenciatura em Informática, Licenciatura em Química, Tecnólogo em Agroecologia.
SEACOM – PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário