quarta-feira, março 25

Comunidades já estão ilhadas no município de Ipanguaçu devido a cheia no Pataxó

Edinaldo Moreno/Da redação
Com as últimas chuvas registradas em algumas regiões do Rio Grande do Norte, a preocupação antes com a seca agora é com as possíveis inundações em cidades próximas a reservatórios. Este é o caso do município de Ipanguaçu que já se prepara para possíveis inundações em decorrência das cheias.
Quatro comunidades próximas a sede do município, Cuó Luzeiro, Picada, Porto e Itu podem ser consideradas áreas ilhadas, informa o assessor de Relações Públicas da Prefeitura de Ipanguaçu, Keyson Cunha. Ele conta que a água já cobre pontos em Cuó e que a Defesa Civil já trabalha na região.
Foto: Niely Lopes/Cedida/Ipanguaçu News
“Algumas comunidades já sofrem com essa cheia do Açude Pataxó, como por exemplo, as comunidades de Cuó Luzeiro, Picada, Porto e Itu. Em Cuó a água já cobre pontes. As estradas de acesso as outras comunidades estão intransitáveis. Para atravessar de um lado para o outro é necessário a utilização de canoas”, disse Keyson.
Keyson Cunha informa que não há famílias desabrigadas nestes locais e que a Defesa Civil tem monitorado a situação destes moradores. Sobre a chegada de água a zona urbana, Cunha explica que ela demoraria cerca de 24 horas para chegar, mas estará sendo direcionada para um canal específico.
Foto: Niely Lopes/Cedida/Ipanguaçu News
Por enquanto, os órgãos competentes do município não observa um risco eminente de que possa ocorrer inundação em bairros da cidade. Porém, um plano de contingência já vem sendo discutido para diminuir os efeitos.
Um plano de contingência contra possíveis inundações no município de Ipanguaçu em decorrência do aumento no volume de água no açude Pataxó tem sido discutido entre a Prefeitura e a Defesa Civil do município. Dados pluviométricos do Instituto Técnico e Extensão Rural (Emater) registraram um volume de água de 158,5mm.
Lâmina de água diminuiu no Pataxó
Keyson Cunha informou que a lâmina de água no Açude Pataxó às 10h50 da última terça-feira, 24, estava em 50cm. Porém, na nova mediação realizada no início da manhã desta quarta-feira, 25, houve a diminuição em 25cm.
Fonte: Jornal de Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário