terça-feira, março 24

Projeto Vale Sustentável realiza curso de educação ambiental na UERN.


O projeto Vale Sustentável está realizando a partir de hoje (23) até o dia 27 de março, o curso de Conservação dos Recursos Naturais e Práticas Agrícolas Sustentáveis no Semiárido Potiguar, para os alunos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
O curso está sendo realizado para cerca de 60 alunos, no auditório da UERN com carga horária de 40 horas aula, com a aplicação de 3 módulos. O primeiro a ser apresentado é o de Práticas Agrícolas Sustentáveis, que está sendo ministrado pelo engenheiro agrônomo Manoel Simões Junior.  O segundo módulo de Impactos Ambientais no Semiárido Potiguar: Causas, Consequências e Ações Mitigadoras será aplicado pelo professor e coordenador pedagógico do Projeto, Elisângelo Fernandes da Silva e o terceiro módulo de Resíduos Sólidos será ministrado pelo professor e diretor da 11ª DIRED – Assú, Raimundo Inácio da Silva Filho.
Após a aplicação dos módulos, os alunos terão na próxima segunda (30), uma aula prática de campo com visitação ao lixão de Assú e as áreas degradadas no município de Itajá. Na oportunidade eles farão uma visita técnica ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Ipanguaçu, acompanhados pelo engenheiro agrônomo Marlon de Morais Dantas, para conhecer as práticas agrícolas sustentáveis, a produção de adubo orgânico, e o viveiro de produção de mudas nativas do projeto Vale Sustentável.
Para o coordenador pedagógico do projeto Prof. Elisângelo Fernandes,  a perspectiva é que o curso colabore na capacitação de jovens e adultos residentes nos municípios que compreendem a área de abrangência do Projeto Vale Sustentável.  “Com a realização dessa capacitação esperamos que os alunos possam disseminar as práticas de conservação dos recursos naturais, como também de convivência com o Semiárido. Além disso, o curso também desenvolverá metodologias voltadas a práticas sustentáveis de cultivo agrícola, o que permitirá o manuseio correto do solo e dos recursos hídricos disponíveis à agricultura familiar. Estamos formando cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, o que possibilitará a curto, médio e longo prazo a preservação do patrimônio natural, bem como a melhoria da qualidade de vida da população,” afirmou o coordenador pedagógico.
Para o estudante do 2º período do curso de Geografia Júlio César Alves Soares (19), o curso está lhe permitindo uma nova visão a cerca da relação da área de agronomia com o ambiente. “Com o curso estamos conhecendo os métodos de práticas agrícolas sustentáveis, o manuseio da terra, os procedimentos corretos para o plantio, enfim estamos vendo que as áreas de geografia e de agronomia são muito próximas e que juntas podem fazer um bom trabalho em favor do meio ambiente”, descreveu o estudante Julio César.
A abertura do curso contou com a participação da chefe do departamento do curso de Geografia Nalígia Bezerra e da equipe técnica do Projeto formada pela secretária Edisângela Dantas, a gestora ambiental Angely Medeiros, a educadora ambiental Suelda Varela, o técnico agrícola Ademar Menezes e o engenheiro agrônomo Manoel Simões.
Patrocinado pela Petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, o projeto Vale Sustentável é  executado pela Associação Norte-Rio-Grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA) em 12 assentamentos da Reforma Agrária localizados nos municípios de Assú e Carnaubais.
Foto 01: Prof. Manoel Simões ministrando o módulo de Práticas Agrícolas Sustentáveis.
Foto 02: Alunos apresentando trabalho sobre os tipos de solos da região.
Foto 03: Júlio César Alves Soares, 19 anos, estudante do 2º período do curso de Geografia da UERN.



Danyelle Lopes

Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário