sábado, maio 5

Prefeito de Pendências vê presença tímida do Samu

PENDÊNCIAS - A qualidade da prestação de serviços que é oferecida no Vale do Açu pelo núcleo regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), baseado em Assú, é algo que ainda necessita evoluir bastante.
Hoje, o atendimento ofertado pelo Samu na região ainda deixa muito a desejar. Esta é a opinião do prefeito de Pendências, Ivan de Souza Padilha (PMDB). Sua expectativa é que se observe uma melhoria em tal atendimento a partir da chegada de uma terceira ambulância por ele pleiteada e já aprovada no âmbito da Comissão Intergestores Regional de Saúde.
Ivan Padilha disse que pediu o terceiro veículo à governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e ao então secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, e foi atendido.
Agora, o chefe do Executivo pendenciense pretende diligenciar no sentido de que a gestão da ambulância fique sob responsabilidade do seu município.
Confirmou que a prefeitura participa da pactuação que garante a manutenção do Samu na região, custeando a folha de pagamento de alguns servidores à disposição do serviço. Porém, deixou claro que vai reivindicar que a nova unidade fique sob gestão do município de Pendências para que haja uma maior descentralização.
"Não é interessante o município investir [no Samu] e não usar. Então, a gente tem que ver também a contrapartida do Samu que realmente ela foi colocada no Vale, mas a gente vê que não funcionou ainda como deveria funcionar", asseverou Ivan Padilha. 
Secretaria de Saúde forma novos profissionais
Segundo o prefeito de Pendências, Ivan Padilha, a Secretaria de Saúde de Pendências já tem definido um planejamento estratégico para qualificar pessoal a fim de atender a demanda que virá a partir da disponibilidade da terceira viatura móvel.
"Esse pessoal está sendo treinado e capacitado para lidar com situações de urgência e emergência, tanto para atuar no Samu como na rede de atendimento local, já que compramos quatro ambulâncias novas", disse.
Eficácia
O prefeito destacou que, quando expôs a solicitação à governadora e ao então secretário, o fez no sentido de que a unidade permaneça baseada em Pendências, como forma de permitir uma resposta mais eficaz na cidade e imediações, compreendendo municípios como Carnaubais, Alto do Rodrigues, Afonso Bezerra e Macau.
"O melhor é que cada cidade do Vale do Açu tivesse sua própria ambulância do Samu", advogou. Ivan Padilha declarou que espera que a prestação de serviços possa atingir o mesmo patamar do que já existe no vizinho estado do Ceará. "Ela [a atuação do Samu] também já avançou muito em outras regiões do Estado e falta também avançar aqui no Vale do Açu", finalizou o mandatário municipal.

Fonte: O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário