Resgatamos aqui uma imagem que em 18 de setembro de 1982, aconteceu a primeira comemoração oficial do aniversário do municipio governado na época por Valdeci Medeiros de Moura.
O resgate histórico se faz necessário, porque esta solenidade, foi vista 39 anos atrás, tendo esta geração com menos de 40 anos, ficado de fora deste relevante fato social e administrativo.
Vou pronunciar com clareza de visão do conhecimento e saber um contratempo existente gerador de dificuldades, tendo que se superar muitas adversidades para que a população, tomasse participação decisiva e a solenidade viesse acontecer!
Nesta época este escrevinhador provincial, sendo professor da escola estadual Adalgisa Emidia da Costa - juntamente com outros educadores, convencemos o prefeito Valdeci á promover esta festança comemorativa.
Tudo acertado e definido, estando rolando a campanha eleitoral e o senhor Giovanny Wanderley, sendo candidato favorito contra as pretensões da candidatura de Zé Domingos com apoio do gestor, estando em seu último ano dos seis de prorrogação do mandato eletivo.
Valdeci ouvindo opiniões contrárias ao evento de emancipação deu última forma, desistindo do que antes havia acertado.
Foram dizer a Valdeci que a festa era uma ação politiqueira imaginada por minha pessoa para homenagear Olavo Lacerda Montenegro, sobrinho de papai e desta forma quem sairia beneficiado seria o candidato da oposição.
Foi aí que redobramos nossas articulações e formamos uma comissão popular para encontrar meios efetivos da realização da data comemorativa.
O primeiro passo foi arranjarmos com padre Canindé a banda Marcial do IPI e com padre Penha de Macau a banda filarmônica Monsenhor Honório para que viesse abrilhantar o mais garboso desfile estudantil da nossa história.
Feito isto, voltamos a prefeitura, mostramos ao prefeito as providências tomadas e fizemos o convite para que ele como prefeito e Francisco Bezerra Gonçalves (Chico de Neco) presidente da câmara, viesse para o palanque, prestigiar a festividade, cuja presença verifica-se nesta foto.
Fizemos convite também ao delegado de policia Chico Felício.
Como fotografia é história - estamos na condição de professor organizador deste evento, fazendo o discurso de agradecimento as autoridades presentes.

Nenhum comentário:
Postar um comentário