terça-feira, novembro 25

Secretaria Municipal de Educação se reúne para encontro de realinhamento do Plano Municipal de Educação








A equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com toda a comunidade docente, professores, gestores escolares e representantes de aluno, reuniram-se neste dia 24 de novembro no Centro Municipal de Educação Infantil Professora Maria de Fátima Araújo, com a finalidade de diagnosticar o quadro educacional do município, com vistas ao processo de realinhamento do Plano Municipal de Educação. O PME é uma política educacional. Um conjunto de reflexões, de intenções e de ações que respondem a demandas reais da educação no município, centradas em estratégias de curto, médio e longo prazo. Não é um plano de governo, limitado a um mandato de prefeito, mas um Plano de Estado, com dez anos de duração e institucionalizado por meio de Lei Municipal, articulada a uma legislação estadual e nacional.
O PME é uma política educacional. Um conjunto de reflexões, de intenções e de ações que respondem a demandas reais da educação no município, centradas em estratégias de curto, médio e longo prazo. Não é um plano de governo, limitado a um mandato de prefeito, mas um Plano de Estado, com dez anos de duração e institucionalizado por meio de Lei Municipal, articulada a uma legislação estadual e nacional.
Não é meramente um projeto ou soma de projetos da educação escolar da rede municipal. O PME engloba ações de todas as esferas administrativas atuantes no município: a rede estadual de ensino e as instituições federais de educação. E as escolas privadas, apesar de serem de livre iniciativa, devem colaborar e se submeter às regras e leis públicas, inclusive à Lei em que se converterá o PME. Por isso, são convidadas a participar do processo.
O processo de elaboração do realinhamento do referido plano consta das seguintes etapas:
*     Sensibilização e mobilização da sociedade e comunidade educacional;
*     Constituição do Fórum de Educação;
*     Analise do Plano Municipal de Educação já existente no município;
*     Diagnostico da demanda e analise da oferta;
*     Reflexão política e técnica sobre diretrizes, objetivos, metas e estratégias à luz do PNE e de diagnósticos;
*     Decisão sobre metas, estratégias e ações;
*     Redação do Projeto de Lei do PME;
*     Envio, tramitação e aprovação da Lei na Câmara Municipal;
*     Monitoramento e avaliação do PME

O encontro organizado pela Secretaria de Educação, realizado no dia de ontem 24 de novembro, foi marcado por momentos de discussões  e de construções reflexivas acerca do da realidade educacional de município, de forma a contribuir para o processo de realinhamento do Plano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário