terça-feira, maio 29

Gutemberg Dias, ao lado de Larissa, quer ser o indicado para a vaga de vice (Foto: Carlos Costa)

A base aliada do rosadismo, que dá sustentação à candidatura da deputada Larissa Rosado (PSB) à Prefeitura de Mossoró, não vai aceitar que o PT tenha o direito de indicar o candidato a vice-prefeito. Três partidos decidiram vetar um nome petista: PDT, PTB e PC do B.
O movimento foi iniciado na manhã desta segunda-feira (28), um dia depois de o PT acenar o nome da professora e ex-candidata a prefeito Socorro Batista para compor chapa com Larissa, como parte do acordo firmado em Brasília para a derrubada da candidatura do reitor Josivan Barbosa (PT).
O ex-vereador Tomaz Neto, do PDT, recebeu em sua residência o presidente local do PTB, Pedro Eugênio, ocasião em que decidiram que as suas legendas não aceitarão qualquer composição com o PT, inclusive, na proporcional. O mesmo pensamento é compartilhado pelo presidente do PC do B, Gutemberg Dias, que conversou com Tomaz e Pedro por telefone.
A rejeição ao PT é consequência da forma como o partido vem conduzindo o processo eleitoral até aqui. Antes de decidir apoiar à candidatura de Larissa, o PT se negou a dialogar com o PDT para formação da chapa proporcional. Também não abriu diálogo com o PTB. Quanto ao PC do B, o problema vem das eleições de 2008, quando o PT encerrou a parceria histórica com os comunistas para apoiar uma chapa adversária.
Além dessas dificuldades, existe o fato de o PDT e o PC do B desejarem indicar o vice de Larissa. O PDT defende o nome do presidente da sigla, empresário Rútilo Coelho, enquanto o PC do B quer emplacar Gutemberg Dias.
O PTB chegou a priorizar à chapa majoritária, quando havia a possibilidade de indicar a jovem Rafaella Dantas, filha de Chico da Prefeitura. Mas, como a família Dantas/Rocha decidiu apoiar a candidatura de Cláudia Regina (DEM), os petebistas decidiram focar na chapa proporcional. Chegou a cogitar aliança com o PT, mas os petistas se fecharam em copa.
Esse é o primeiro problema que o rosadismo terá que superar até as convenções partidárias.

Fonte: Blog do César Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário