segunda-feira, maio 8

O QUE POSSO ENTENDER POR SUSTENTABILIDADE

. O conceito de sustentabilidade é complexo, pois atende a um conjunto de variáveis interdependentes, mas podemos dizer que deve ter a capacidade de integrar as questões sociaisenergéticaseconômicas e ambientais.
Para que aconteça uma sustentabilidade de ações integradas ao desenvolvimento de um espaço físico geográfico, precisamos estabelecer obras estruturantes que permitam uma duradoura existência.
O que possuimos com longenvidade de resultados na região do Vale do Açu. 
Obras eleitoreiras sem planejamento eficaz de execução, temos de sobra na região. 
Nossa percepção aponta sem medo de tá cometendo equivoco, duas faraônicas intalações, gastando perdulariamente os recursos públicos ou levando para o fosso do desperdicio dinheiro que não trouxe retorno social, econômico e cultural para as populaçôes dependentes. 
No eixo do Fórum Sustentável do Vale, vamos encontrar uma espécie de elefante branco, chamado de fábrica de Barrilhas para aproveitamento das águas mães, sendo atualmente um absoleto projeto sem serventia.
Na outra extremidade temos outro exemplo, que foi a construção da Central de Abastecimento na cidade escolhida para sediar: ousamos denominar de FEBEAVA. Este colossal empreendimento nunca serviu a finalidade dos inventimentos feitos. 
Foi desviada sua função, servindo de guarita para abrigar um pelotão de polícia.
Taí as razões por não acreditar neste surrealismo inventado para garantir espaços eleitorais de alguns segmentos envolvidos.
Li a Carta de Macau e a linguagem rebuscada de quem elaborou esconde o real objetivo das metas sonhadas.
Como bem disse o senador Garibaldi Alves certa vez: o congresso não é feito apenas de santo. 
Recordo-me da retórica corajosa do ex- senador Agenor Maria, se espelhando numa carta nossa quando este era deputado federal. 
Enviamos ao saudoso seridoense, quando este  humilde escrevinhador exerceu mandato de vereador no início da década de 80. 
O político feirante, após os detalhes da nossa carta afirmou o seguinte em plenário: baseado no que descreveu Aluizio Lacerda, conheço no meu Rio Grande do Norte mais de 30 prefeitos ladrão. 
Tendo inclusive enviado ao chefe do gabinete civil do governo Sarney, o pernambucano Marcos Maciel o conhecimento das nossas denúncias. 
Moral da história, Carnaubais depois deste relato, ganhou seu primeiro político inelegível, depois disso a porteira se abriu e outros já dançaram.
Serei até enquanto puder um defensor das bandeiras desenvolvimentistas do nosso município e região, sem fazer parte deste jogo de faz de contas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário