terça-feira, maio 30

Souza reforça pedido para ampliação dos leitos de UTI do Tarcísio Maia

Crédito da Foto: João Gilberto

A necessidade de ampliação dos leitos de UTI do Hospital Regional Tarcísio Vasconcelos Maia, em Mossoró, foi tema do pronunciamento feito pelo deputado estadual Souza (PHS) na manhã desta terça-feira (30), na Assembleia Legislativa. O alerta do deputado pautou também uma audiência pública que aconteceu em Mossoró na sexta-feira da semana passada (26).

“Desde que foi inaugurado, o Hospital Tarcísio Maia dispõe de nove leitos de UTI’s. Passados 31 anos e com o aumento populacional, da insegurança, do número de acidentes de trânsito e o surgimento de novas patologias, há de se convir que é emergencial a ampliação dos leitos daquele hospital regional”, disse.

De acordo com o deputado o equipamento de saúde atende mais de 60 municípios potiguares e uma população de cerca de 800 mil pessoas. “Em 2012, o Governo do Estado iniciou uma reforma que foi paralisada e não mais reiniciada. O que de concreto de lá para cá ocorreu foi o gesto da sociedade mossoroense que por inciativa da Maçonaria concluiu os leitos de enfermaria masculina e feminina. Se não fosse isso, as filas nos corredores do Tarcísio Maia perdurariam diuturnamente”, complementou.

O parlamentar destacou os encaminhamentos feitos na audiência. Presente no debate, o secretário estadual de Saúde Pública, George Antunes, informou que serão contratualizados 10 novos leitos SUS no Hospital Wilson Rosado, vinculados ao Hospital Tarcísio Maia e que até setembro a Sesap iniciaria o processo licitatório. De acordo com o pronunciamento do deputado, George Antunes informou também que o estado ampliaria mais 60 leitos de UTI’s, sendo 20 novos leitos em Natal e 10 em Mossoró. Os outros 30 leitos serão divididos entre os municípios de Pau dos Ferros, Caicó e Currais Novos, onde cada cidade receberá 10 leitos de UTI.

Outro resultado da audiência destacado por Souza foram os encaminhamentos para efetivação do Termo de Cooperação Técnica e Financeira entre o município de Mossoró e o Governo do Estado que tenciona proporcionar a realização de cirurgias eletivas (ortopédicas, cardiológicas, neurológicas), nos hospitais de Mossoró na rede conveniada. “Se esse gesto se concretizar teremos a oportunidade de que a nossa população da região não necessite deslocar-se para Natal ou Grande Natal para ter acesso às cirurgias eletivas”, disse.

Fonte: ALRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário