quarta-feira, outubro 31

Um fato Histórico

Aniversariante do dia

STR de Carnaubais Fundado em 31/10/1971

Muitos sabem, poucos relembram, há 41 anos atrás uma porta se abria em defesa do trabalhador rural de Carnaubais, numa manhâ de domingo em 31 de Outubro de 1971, na cidade antiga, atualmente cidade histórica, um grupo de trabalhadores rurais liderado por Inácio Dias de Lacerda fundava o Sindicato de Trabalhadores Rurais do Municipio - STR.

Foto histórica da sua fundação: Inácio Lacerda, João de Quinquim, Cícero Crisóstomo e Hélio Pessoa

 A reunião de fundação aconteceu no grupo rural da cidade, hoje museu Zulmira Bezerra de Siqueira. Sua fundação teve constestação da classe latinfundiária, vindo o Tenente Moura impedir por ordem do patronato sua realização. Foi Preciso que o funcionário da Fetarn José Menezes, apresentasse a carta sindical despachada pelo Ministério do Trabalho e a permissão do delegado regional pra efetivação do evento.

Neste dia foi uma vitória da classe trabalhadora, estando até hoje vigorando sua abrangência em defesa do homem e da mulher campesina.

 Nossos Parabéns  aos primeiros dirigentes sindicais da categoria: Inácio Lacerda seu primeiro Presidente, construtor da sede sindical, Luiz Amâncio de Moura, Antônio de Alice, Dedé Alves, Zequinha Carneiro, Zé Moço, Cícero Crisóstomo, Hélio Pessoa, Zé de Vanda, João de Quinquim, Francisquinho Gregório, Zé Pretinho, Pedro Faustino,  Chico Dantas,Venâncio Caboclo, Cicero Brejeiro e outros que vivenciaram a data da sua fundação.
Em nome dos seus primeiros associados desejamos felicitar a todos que fazem desta categoria um instrumento de proteção e liberdade do trabalhador do campo.

 Convém lembrar seus primeiros funcionários: Múcio de Telina residindo no Rio de Janeiro e Toinha Carneiro, ex-vereadora residindo em Natal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário