quinta-feira, maio 17

O dilema do PT e sua incoerente decisão


O Partido dos Trabalhadores uma sigla fundada em Carnaubais, desde que surgiu o PT no cenário politico nacional, tendo disputado sua primeira eleição em 1982, com Luizinho Cavalcante sendo o interlocutor da bravura e epopéia dos valentes fundadores da sigla no ABC paulista, fazendo realmente história calcada em lutas e sacrificios.
Não diria que seu trabalho foi uma façanha inglória, serviu de apólice para as conquistas do seu futuro.
 Luizinho ainda com cara de menino, liderava um agrupamento de rapazolas vestindo a camisa do operariado, fazendo politica de confronto, numa operação bem orientada e bastante disciplinada por seu fundador, tendo na figura de Lula seu grande icone, incentivador de muitas labutas. 
Eram jovens idealistas que com idéias de mudanças desejavam alcançar um lugar ao sol: Luizinho, Marcos Cavalcante, Nicó, Gutemberg Carneiro, os irmãos Roberto e Zé Eudes Cabral, Janilson Siqueira, Arimatéia Marques, Màrio Albuquerque (Pelé), Laécio Salvino, Sebastião Cordeiro, Agustinho de Cabucé, Carlos Augusto Pereira da Silva e outros que levantavam a bandeira petista.
O PT tem uma relutância histórica bastante conhecida, mas só teve uma imagem mais considerável enquanto Luizinho e familia permaneceu nos seus quadros, disputando inclusive uma eleição pra deputado estadual que o tornou conhecido fora dos nossos limites. Dai por diante, O PT sempre em rota de entendimento com seu fundador, Luizinho quando conquistou seu primeiro mandato em 2.000 foi pela legenda do PDT, sigla que havia sido fundado por nós e por quem disputamos uma eleição majoritária em 1988 com boas lembranças de uma luta ardorosa e desigual, formou-se ai uma aliança que deu a Luizinho condições melhores de continuar sua jornada até chegar ao topo do poder.
O PT nunca foi desasistido por Luizinho no comando da prefeitura, sempre amparou seus quadros destinando cargos de confiança, cordenações e até secretarias municipais.
Porém, o PT tem um grande e crucial dilema, teve medo de crescer, em Carnaubais não se desenvolveu, viveu o tempo todo enclausurado, mantendo sonhos ideológicos, agindo com sentimentos ultapassados e sem saber construir o caminho do progresso.
Assim mesmo entre erros e acertos tem uma história constituida, viver parado, inerte, acostado ao poder sempre lhe garantiu determinadas investidas, tinha sempre um palanque pra fazer suas propostas, mas em todas as manobras da sua sobrevivência, a mais infantil, a mais precária decisão foi  a que tomou nos ultimos dias. Vejam só, romper com Luizinho, cuja história de reciprocidade e convivência comum tem laços de afetiva parceria, pra ir de encontro ao ranço politico do passado, pra endossar uma candidatura que tem origem no que já se traduziu de mais atrasado no municipio, gente com pensamento reacionário, ser companheiro de um sistema que passou pelo poder deixando os piores exemplos de exploração, sendo um privilegiado da ditadura militar, governando o municipio com atitudes escabrosas e desonestas, tendo inclusive sendo o primeiro agente público da região a ter ser direitos politicos suspensos por atos ilicitos, amorais, aos costumes do cotidiano da nossa humilde sociedade.
O que vem representar o segmento de Gianny Wanderley, se seu DNA tem as mesmas carcterísticas? Ir pra o DEM favorecer uma candidatura forasteira, mudar é sempre bom, quando a mudança não vem pra pior.
Deixar de seguir siglas socialistas pra de encontro a partidos conservadores, avalizar práticas bem diferenciadas da que se pautou ao longo do tempo, deve ser visto como uma tremenda incoerência do PT, sua junção ao PR foi um grande equívoco.
 Cada um paga o preço do que faz, Luizinho Cavalcante na eleição passada, sacrificou o seu mandato no executivo, por questões de afinidade com o PT, seguiu a regra do jogo, votando em Vilma PSB para o senado e Hugo Manso PT, ignorou a força politica dos senadores Garibaldi e Agripino, ficou sem uma\representação no senado, quando poderia ter pelo menos uma representatividade capaz de auxiliar o seu governo.
 Mas o tempo ensina a cada um, como recompensa o diretório municipal se rebela contra sí, abandonou sua luta no meio da batalha, pra servir a quem nada ofereceu ao PT durante mais de três décadas da sua fundação no municipio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário