Maria Capitolina de Pádua Santiago(Capitu, como é conhecida), é uma personagem do livro Dom Casmurro de Machado de Assis, publicado em 1899.
Bento de Albuquerque Santiago, conhecido como Bentinho ou Dom Casmurro, conheceu o seu melhor amigo: Elizeu de Souza Escobar.
Desde pequeno, Bento Santiago gostava de sua vizinha, Maria Capitolina Santiago, mais conhecida como Capitu. Ambos se casam e supostamente vivem felizes, mas as desconfianças vão se tornando cada vez mais forte.
Escobar era casado com Sancha, amiga de Capitu, e com teve uma filha que chamaram de Capitolina. Grande nadador, ele morre afogado e a partir daí Bentinho começa a desconfiar fortemente do envolvimento de Capitu com seu melhor amigo.
Muito ciumento, diversos fatores o levaram a desenvolver essa "Paranóia". Uma delas é que várias vezes Capitu e Bentinho tentaram engravidar, mas não tiveram sucesso em anos de casamento.
Quando Capitu finalmente engravida e gera o filho, Ezequiel (Nome em homenagem ao amigo). Bentinho se sente traído, pois não consegue tirar de sua cabeça que ele é na verdade, fruto da traição entre ela e seu amigo Escobar.
Por fim, Capitu e Bentinho se separam, mas ele nunca deixou de acreditar que sua amada o traiu com seu melhor amigo.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário