quinta-feira, agosto 24

Lula descumpre promessa e encontra Lira em segredo Fonte: Portal Grande Ponto

 

Joedson Alves/Agência Brasil

Durante o governo Jair Bolsonaro, Lula martelou, sempre que pôde, que considerava extremamente grave reuniões secretas com líderes políticos. Chegou até a dizer que só faria negociações “à luz do dia”, mas, pelo jeito, isso não vale para encontros com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para discutir assuntos da reforma ministerial.

De acordo com da Folha de S. Paulo e outros veículos de comunicação que fazem a cobertura do Planalto como Estadão, Globo, entre outros, essas reuniões com Lira têm ocorrido fora da agenda dos dois, durante a noite. Para não chamarem a atenção, eles usam carros “à paisana”, sem seus comboios de segurança.

Em uma de suas declarações a favor da transparência, durante entrevista para a TV Record no mês passado, Lula disse que, “no momento certo, nós vamos conversar [com Lira e líderes partidários] da forma mais tranquila possível”. “Eu não quero conversa escondida. Eu não quero conversa secreta”, comentou.

Na mesma entrevista, o presidente acrescentou. “Na hora que voltar o Congresso Nacional, que for juntar os líderes dos partidos que eu vou conversar, toda a imprensa vai ficar sabendo o que que eu conversei com cada um, o que foi ofertado para a participação do governo e o que o governo quer estabelecer de relação com o Congresso até o final do mandato”.

“O que é grave é quando você passa a ideia de que é secreto. Aí você já cria a tese da suspeição. E nunca é bom você viver sob suspeição. Por isso, é importante a gente fazer acordo à luz do dia”, completou o petista.

Além dessas declarações, Lula afirmou, em outras ocasiões, que tem interesse de que toda imprensa saiba de suas reuniões com líderes políticos. Agora, toda a imprensa sabe de suas reuniões, inclusive as secretas, que, de acordo com ele mesmo, seriam extremamente graves.

De acordo com a reportagem da Folha, o último encontro secreto entre Lula e Lira ocorreu no dia 16. Nenhum dos dois confirmou ou negou se a reunião aconteceu.

Com informações de Tribuna do Norte

Fonte: Portal Grande Ponto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário