sexta-feira, dezembro 25

Papa Francisco pede acesso à vacina contra covid-19 para todos em mensagem de Natal

 

'Diante de um desafio que não conhece fronteiras, não podemos erguer muros', declarou.

Por causa da pandemia, mensagem de Natal foi proferida pela primeira vez de dentro do Vaticano e transmitida online.
O Papa Francisco pediu aos líderes mundiais que garantam acesso irrestrito às vacinas contra covid-19 para todos.

Em seu discurso de Natal, feito pela primeira vez online, o pontífice alertou contra erguer "muros" no que se refere aos tratamentos para a doença

A pandemia de covid-19 fez com que neste ano a benção natalina Urbi et Orbi ("para a cidade e para o mundo") não fosse proferida da varanda da Basílica de São Pedro para milhares de pessoas, como é tradição. Em vez disso, o Papa falou de um púlpito dentro de um salão no Vaticano.

O alerta do Papa Francisco acontece em meio às preocupações de que os países mais ricos estão comprando doses desproporcionais de vacinas em detrimento dos mais pobres

"Que o Filho de Deus renove nas lideranças políticas e governamentais um espírito de cooperação internacional, começando pela saúde, para que todos tenham acesso às vacinas e tratamento", declarou.

"Diante de um desafio que não conhece fronteiras, não podemos erguer muros. Todos nós estamos no mesmo barco."

Segundo ele, os efeitos da crise de saúde mostram que a necessidade de união global é maior do que nunca.

"Neste momento da história, marcado pela crise ecológica e sérios desequilíbrios econômicos e sociais agravados pela pandemia de coronavírus, é ainda mais importante que nos reconheçamos como irmãos e irmãs."

O pontífice pediu ainda generosidade e apoio às vítimas da pandemia, destacando as mulheres que sofrem violência doméstica durante o confinamento.

Voltando-se para outros problemas no mundo, o Papa pediu paz e reconciliação na Síria, Iêmen, Líbia, Nagorno-Karabakh, Sudão do Sul, Nigéria, Camarões e Iraque.

Ele deve visitar o Iraque em março, naquela que seria a primeira viagem de um pontífice ao país devastado pela guerra. ( Portal Terra)


Nenhum comentário:

Postar um comentário