sexta-feira, novembro 1

UMA NOITE COR DE ROSA CHAMA ATENÇÃO DAS MULHERES ITAJAENSES PARA INTENSIFICAÇÃO DO DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA

 
 

Em alusão a campanha internacional “Outubro Rosa”, que tem como objetivo a conscientização e alerta sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Itajá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na última quarta-feira (30), na Câmara Municipal, uma palestra com o tema “Câncer de mama: Aspectos Físicos e Psicológicos”, com a participação de: Drª Francielly Tertulino Cunha e a escritora Ana Karina F. da Paz Cunha, que deu seu depoimento, de como enfrentou o câncer de mama.
Movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade. Sensibilizar a comunidade para os cuidados com a doença e importância do diagnóstico precoce.
O câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano. No Brasil, esse percentual é de 29%, com cerca de 60 mil novos casos devendo ser registrados em 2019, alertam os especialistas do Instituto Nacional de Câncer (INCA). A campanha enfatiza a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos, informa que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.
O prefeito Alaor Pessoa esteve presente no evento e falou sobre a importância da prevenção. “Parabenizo as nossas servidoras e os integrantes da comunidade que vieram aqui para receber mais orientações sobre a prevenção de sua saúde e para combater doenças como o câncer de mama e do colo do útero, que se diagnosticadas a tempo, tem grande chance de cura. Esse mês celebramos o outubro rosa, dedicado especialmente às mulheres. ”
Assessoria de Comunicação de Itajá

Nenhum comentário:

Postar um comentário