terça-feira, setembro 17

A FALTA D'ÁGUA É UM PROBLEMA PLANETÁRIO

Resultado de imagem para água é um problema planetárioResultado de imagem para AGUA PINGANDO NA TORNEIRA
Infelizmente vivemos neste século XXI, um problema universal, assolando a humanidade por escassez d'água em nosso planeta. 
Este cíclico episódio, vem se agravando em todos os continentes. 
O Nordeste brasileiro sofre secularmente este flagelo com as secas periódicas e as inundações temporárias. 
Aqui em Carnaubais, apesar de estarmos encravado numa região de solo fértil e que em outros tempos, tínhamos água em abundância, fato que não acontece nos dias atuais. 
Sofremos agora cruciais consequências pela insuficiência da nossa bacia hidrogáfica e a baixa vazão do nosso principal rio. 
Sendo a cidade abastecida pelo um precário fornecimento da Caern e do sistema adutor implantado pelo o municipio. 
A situação está ficando cada vez mais reduzida. Todavia, existe na cidade um grupelho politico que passou pelo poder e não foram capazes de solucionar os problemas existentes. 
Todos  contribuiram para que essa realidade se agravasse.  
Durante um longo periodo, comunidades inteiras sofreram por falta de manutenção no sistema adutor, principalmente na gestão dos dois últimos governantes. 
Temos como exemplo a paralização por mais de 6 anos do Poço Ban-1, no assentamento Canto Comprido, devido um problema no sistema de bombas por ser altamente dispendioso o seu conserto com seu elavado custo de recuperação. 
Estes  governaram Carnaubais antes de Dr. Thiago: se tornaram frágeis em encontrar solução para o problema da água destas comunidades, vindo a ser amenizado com a perfuração de novos poços nesta gestão. 
Todavia, politiqueiros sensacionalistas, fora do poder, ficam pousando de bom samaritano, querendo se passar por salvadores da pátria, explorando diuturnamente a gestão do municipio, diante de um problema recorrente ao longo dos anos e de dificil solução. 
O governo municipal vem desenvolvendo esforços para manter esta assistência aos moradores, tem levado água as comunidades, através do sistema adutor e do fornecimento feito por carros pipas. Porém, por mais que atenda, não atinge satisfatoramente todas as necessidades comunitárias. 
Tendo que conviver com atos criminosos, praticados pelo vandalismo de irresponsáveis que uma vez por outra depredam a estação de serviço no leito do rio Piranhas/Açú.
Esta equação definitiva não foi encontrada em nenhum governo e com certeza, não será resolvido em 4 anos de gestão de Dr. Thiago.
A solução do problema é conjuntural e o municipio isoladamente, não possui meios efetivos de resolver, sem a participação das responsabilidades do governo estadual e federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário