terça-feira, outubro 30

JOVENS GARNISÉS NO GALINHEIRO


Por Carlos Chagas

Quem ganhou e quem perdeu, com o encerramento das eleições municipais? Há vencedores óbvios, como o Lula. Queiram ou não, ele outra vez mostrou-se capaz de eleger um poste. O Partido Socialista cresceu, desde o primeiro turno. Aliás, outros partidos intermediários também, com o PDT à frente. PT e PMDB ficaram onde estavam, ou seja, o primeiro vitorioso em número de votos, no país inteiro, o outro com mais prefeitos e vereadores que os demais. Reforçou-se a base partidária do governo, mesmo sem muita segurança de que certos partidos manterão a fidelidade, ao menos se não receberem compensações.

Derrota sofreu o PSDB, pelo malogro de um de seus ícones, José Serra, em São Paulo, ainda que passando a governar Manaus e Belém, como participando da vitória em Belo Horizonte, antes, e agora em Salvador.

O principal fator a registrar, porém, está na renovação de lideranças. Em muitas capitais, como em grandes cidades, os vencedores são desconhecidos no plano nacional. A maioria dos novos prefeitos é composta nomes de que ninguém ouviu falar. Claro que agora elevados a patamar superior, estarão prontos para assumir posições em seus estados, mas ainda necessitados de esticar o pescoço para além de suas regiões. Pode estar acontecendo fenômeno faz algum tempo desaparecido de nossas equações políticas, a inesperada substituição de velhos por novos personagens. Ficou evidente o anseio por mudanças, de parte do eleitorado. As eleições nacionais de 2014 confirmarão ou não essa tendência, no Congresso e nos governos estaduais.

Em suma, se não trouxeram reviravoltas inusitadas, as eleições municipais revelaram sangue novo. Quem sabe jovens garnisés no galinheiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário