terça-feira, novembro 23

CULTURA POLITICA

TEATRALIDADE E DRAMATICIDADE É UM FORTE INGREDIENTE DOS POLÍTICOS DEMAGOGOS

A politica partidária deixa de ser uma ciência social, para exercer um jogo de cena com disfarce frequente de um protagonismo de ações teatrais com recheios de dramaticidade, formando o perfil característico dos políticos demagogos.

Na seara politica mentir, iludir e enganar, faz a retórica premente de candidatos que se arvoram de promessas não realizáveis, como forma de ludibriar o eleitor com finalidade politiqueira de conquistar o objetivo de poder.

Não me surpreende, atitudes de quem usa um discurso ilusionista, prometendo céus e estrelas, exibindo capacidade antecipada e frustrar todas as expectativas esperadas, depois de ter alcançado o êxito de uma vitória eleitoral.

É     regra comum o candidato fora do poder, tudo tem facilidade de fazer, encontra solução rápida para os mais difíceis problemas. 

Esta alternativa se inverte quando está comandando a situação, os recursos são sempre limitados para cumprir o que fora prometido.

O sim é fácil como candidato, depois de eleito a palavra não é o imperativo do seu gabinete.

Quem nunca governou na luta pelo poder, sendo livre atirador, tem uma chance maior de enganar por ser visto como esperança de algo transformador.

Quem passou pelo o governo e deixou de fazer as essenciais mudanças que o desenvolvimento das necessidades coletivas exigem, não adianta ficar apresentando novas propostas de trabalho que sua credibilidade já está reduzida.

A Teatralidade, o jogo de faz de conta, a competência  tenaz de quem diz uma coisa de um jeito e realiza de forma diferente do prometido, tira de tempo quem imagina que fazendo zoada, fuxico cotidiano, intriga provincial para manter ambições desenfreadas de poder, fica no meio do caminho, sem efetividade de apoio para chegar ao destino sonhado.

Todo politico é um ator na arte de representar, encenando com objetividade a dramaturgia do seu interesse. 

Porém, o povo é sábio em seus desígnios, sabe impor suas vontades com percepção de inteligência, age sempre com prudência para não se deixar enganar mais de uma vez.

Fulcrado nestes princípios, o líder politico tem que ter a percepção do subir e do descer: quem não souber se manter na roda gigante por mais altura que alcance, pode despencar de escada abaixo.

Isto fatalmente acontece, principalmente com as lideranças que perdem a confiança de seus seguidores.

Fica a dica para quem governa ou quem governou: se cochilar o cachimbo cai ou o trono se desmorona sem chance de reconstrução!

Nenhum comentário:

Postar um comentário