sexta-feira, junho 25

ARTIGO - DANTE ALIGHIERE

 

Dante Alighiero Degil Alighieri, nasceu em Florença entre 22 de maio a 13 de junho de 1265, sendo filho de Alighiero Di Bellincione e sua mãe chamava-se Bella Degli Abati, não há registro oficial da data de nascimento, ele informa ter nascido no signo de gêmeos.
Pouco se sabe sobre a educação de Dante, presumindo-se que tivesse estudado em casa, de forma autodidata. Considerado o primeiro e maior poeta da língua italiana.
Disse o escritor e poeta francês Victor Hugo, que o pensamento humano atinge em certos homens a sua completa intensidade, e cita Dante como um dos que " merecem os cem graus de gênio". E tal é a sua grandeza que a literatura Ocidental está impregnada de sua poderosa influência, sendo extraordinário o verdadeiro culto que lhe dedica a consciência literária Ocidental
Na Florença, onde viveu a primeira parte de sua vida até ser exilado. O exílio foi ainda maior do que uma simples separação física de sua terra Natal: foi abandonado por seus parentes, apesar dessa condição, seu amor incondicional e capacidade visionária o transformaram no mais importante pensador de sua época.
Quanto a esperança de um dia voltar a Florença, Dante descreve o seu sentimento melancólico, como se já estivesse resignado a essa impossibilidade.
Dante faleceu no dia 14/09/1321, em frente ao seu túmulo em Florença lê-se Onorate I" Altíssimo poeta - que pode ser traduzido " Honra ao poeta mais exaltado".
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário