segunda-feira, junho 28

ARTIGO - AMÁCIO MAZZAROPI

 

Mazzaropi nasceu em São Paulo, no dia 09/04/1912, sendo filho de Bernardo Mazzaropi, imigrante Italiano e de Clara Ferreira, filha de imigrantes portugueses da Ilha da Madeira.
Com apenas dois anos de idade sua família muda-se para Taubaté no interior de São Paulo, onde estavam seus avós. Seu avô materno, o português João José Ferreira, exímio tocador de viola e dançarino, também era animador de festas e desde cedo entra em contato com a vida cultural do caipira, que tanto inspirou Mazzaropi.
Em 1919, sua família volta a Capital e Mazzaropi ingressa no curso primário, reconhecido por sua facilidade em decorar poesias e declamá-las, tornando-se o centro das atenções nas festas escolares.
Já em 1926, regressa a Capital Paulista com o sonho de participar em espetáculos circenses. Entra para a caravana do circo Lá Paz. Nos intervalos conta anedotas e causos ganhando uma pequena gratificação.
Com a revolução de 1932, segue-se uma grande agitação cultural e Mazzaropi estréia em sua primeira peça de teatro, chamada a herança de Padre João.
Com a morte de sua avó materna, Mazzaropi recebe uma herança suficiente para comprar um telhado de zinco para seu pavilhão. E dias após a morte de seu pai, estréia no teatro, sendo ator e diretor da peça filho de sapateiro.
Em 1961, Mazzaropi adquire uma fazenda onde inicia a construção de seu primeiro estúdio de gravação e seu primeiro filme em cores, tristeza de Jeca e no ano seguinte começa a construir um grande estúdio cinematográfico.
Em seu 33° filme, Maria tomba homem, Mazzaropi morre vítima de um câncer na medula óssea aos 69 anos de idade.
Nunca se casou mais nutriu durante a vida um amor platônico pela apresentadora Hebe Camargo.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário