sexta-feira, junho 5

ARTIGO - POÇO DE LAVAGEM, SANTA LUZIA E CARNAUBAIS



Com as decisões tomadas pelo Governo, quarentena e lockdown, distraído em meus monólogo entre as quatro paredes do meu habitat, espécie de muro das lamentações. Nenhum povo vive tranquilo sem razão de viver que repouse na confiança e na luta do bom senso de quantos creem na liberdade e no homem, nas ciências das grandes conquistas da humanidade.
Nesse aspecto procuro reunir o máximo de informações da terra de Santa Luzia.
Para mim o que deu vida real ao município foi as pessoas que por lá passaram ou vieram. Antônio Pereira de Albuquerque, primeiro habitante da localidade, em seguida chega Abel Alberto da Fonseca que iniciou as primeiras construções e foi pioneiro na organização urbanística da povoação que estava nascendo.
E no início do século XIX descendentes de portugueses e posteriormente grandes fazendeiros estabeleceram-se, as famílias Alves, Wanderley, Lacerda, Benevides e Montenegro.
A localidade recebeu o nome inicial de Poço da Lavagem e posteriormente mudou para Santa Luzia e em 30-12-43, teve seu nome mais uma vez mudado para Vila de Carnaubais.
Em 18/09/63 por proposição do deputado Olavo Lacerda Montenegro, ganhou autonomia definitiva em sua toponímia como município de CARNAUBAIS.
Sem esquecer da primeira professora Adalgisa Emília da Costa, da incentivadora cultural Celina Duarte de Moura e Monsenhor Honório que foi seu primeiro vigário.
CHICO TORQUATO


Nenhum comentário:

Postar um comentário