terça-feira, junho 30

ARTIGO - CELINA GUIMARÃES VIANA - PRIMEIRA ELEITORA DO BRASIL



Celina Guimarães Viana, nasceu em Natal/RN, no dia 15/11/1890, filha de Eliza de Amorim Guimarães e de José Eustáquio de Amorim Guimarães, estudou na Escola Normal de Natal, concluindo o curso de Formação de Professor, nessa mesma escola conheceu o jovem Elyseu de Oliveira Viana, com quem se casou e foi seu companheiro por toda vida.
Em 1912, foram para Aracati/CE, e em 13/01/1914, mudou-se para Mossoró/RN.
Com o advento da lei n.660 de 25/10/27, o Rio Grande do Norte, foi o primeiro estado a regular o "Serviço Eleitoral do Estado", estabeleceu que não haveria mais distinção de sexo para o exercício do sufrágio.
A professora Celina Guimarães Viana, foi a primeira mulher a tirar o título de eleitor, votando onde atualmente funciona a biblioteca pública de Mossoró, tornando-se a primeira eleitora do Brasil.
No que concerne o fato de ter se tornado notória pelo feito. Celina afirma: eu não fiz nada!, foi o meu marido, que empolgou-se na campanha de participação de mulher na política brasileira e, para ser coerente, começou com a dele.
Levando meu nome de Roldão.
Jamais pude pensar que, assinando aquela inscrição eleitoral, o meu nome entraria para a história.
E aí estão os livros e jornais exaltando minha atitude.
Até o cartório de Mossoró, onde me alistei, botou uma placa rememorando o acontecimento.
Sou grata a tudo isso ao meu saudoso marido.
Em 11/07/ 1972, Celina Guimarães, morreu aos 81 anos em Belo Horizonte/MG.

CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário