quarta-feira, junho 24

Eleição ilegítima


N
a avaliação do presidente da Câmara Municipal de Natal, Paulinho Freire (PDT), se prevalecer a proposta do Tribunal Superior Eleitoral – de realizar as eleições municipais a qualquer custo em 2020, mesmo que adiando a votação por algumas semanas –, o próximo pleito será “o mais ilegítimo dos últimos tempos”.

Durante sessão virtual da Câmara nesta terça (23), o vereador endossou o coro dos que acreditam que não há condições de haver eleição ainda este ano; muito menos alongando a campanha, isto é, mudando a data da votação, mas mantendo todo o calendário eleitoral, dando mais tempo para os candidatos pedirem voto. Ele afirma que, se a proposta prevalecer, a próxima eleição terá uma abstenção recorde.
Segundo Paulinho Freire, mudar apenas a data da votação vai alongar demasiadamente o período de campanha (que foi encurtado para 45 dias quatro anos atrás) e atrapalhar o desempenho de candidatos que não têm mandato atualmente e que, por isso, são menos conhecidos.
“Ninguém tem medo de enfrentar eleição. Eu mesmo vou para a minha oitava eleição. Mas tem que existir respeito a quem vai votar. Só estão preocupados com a data da eleição, e não em como vai ser a eleição. Estão infringindo o princípio da igualdade, que é dar condições iguais a todos os candidatos”, disse Paulinho, durante sessão da Câmara nesta terça-feira (23).
“Da maneira como estão querendo aprovar, o processo vai ser o mais ilegítimo dos últimos tempos”, afirmou Paulinho, repudiando ainda a proposta para que o voto seja facultativo para determinados grupos de eleitores. Isso aumentaria, segundo ele, as práticas de compra de voto. “Que façam em fevereiro (a eleição). Agora, o que não pode é fazer uma eleição ilegítima. Vão piorar a situação. O dinheiro vai rolar solto para o eleitor ir votar”, afirmou.
E finalizou: “Espero que a Câmara e o Senado tenham juízo e tenhamos uma eleição em segurança, não só para os candidatos, mas para a população”.
Agora RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário