Cícero Romão Batista foi um sacerdote católico Brasileiro, filho de Joaquina Ferreira Gusmão que depois mudou para Joaquina Vicência Romão e de Joaquim Romão Batista ascendente de português.
Na devoção popular é conhecido como Padre Cícero ou Padim Ciço de estatura baixa, pele Branca e cabelos loiros, carismático, grande prestígio e influência sobre a vida social, Política e religiosa do Ceará, bem.como do Nordeste.
Nascido no Crato/CE, um fato marcante que marcou sua infância: o voto de castidade aos 12 anos influenciado pela leitura de vida de São Francisco.
Foi matriculado no colégio do renomado Padre Inácio de Souza Rolim em Cajazeiras/PB, aí pouco demorou com a inesperada morte de seu pai obrigou-o a interromper os estudos e voltar pra junto da mãe.
Ingressou no Seminário Prainha-Fortaleza/CE, durante o período em que esteve no Seminário, era considerado um aluno mediano, apesar de anos depois arrebatar multidões com seus sermões, apresentou notas baixas em oratória e eloquência.
Na Política era filiado ao extinto Partido Republicano Conservador, foi o primeiro Prefeito de Juazeiro do Norte, quando o povoado foi elevado a cidade.
Foi eleito Deputado Federal, porém não chegou a assumir e começou a perder força Política, mais seu prestígio como santo milagreiro aumentava cada vez mais. Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião era devoto do Padre Cícero, respeitava suas crenças e ouvia.seus conselhos, os dois se encontram uma única vez em Juazeiro do Norte.
Padre Cícero morreu aos 90 anos de idade, encontra-se sepultado na Igreja Nossa Senhora Perpétua do Socorro mesma cidade do Juazeiro/CE.
CHICO TORQUATO
Nenhum comentário:
Postar um comentário