terça-feira, junho 2

ARTIGO - DEMAGOGIA


CHICO TORQUATO
Na quarentena, prisioneiro de livros e papéis velhos em solitários trabalhos, meu espaço Social ora se expande, ora se contrai dentro e no entorno das quatros paredes que moro. Aproxima-se as eleições, apresentam-se os candidatos que adotam ações que visam legitimar um tipo de interesse ou perspectivas que na verdade estão completas ou parcialmente afastadas de outros pontos políticos partidários.
Apresentam-se com propostas que usam manipularem os sentimentos e paixões populares para conquistarem o poder público. Em outras palavras os Políticos alteraram informações que visam legitimar um tipo de interesse ou perspectivas que na verdade estão completas de demagogia.
O filósofo Platão foi um dos primeiros a usar a palavra demagogia em um sentido pejorativo. Nesse caso ele reivindicou o uso do termo para conceituar aqueles Políticos que julgavam como bom tudo aquilo que os agradava e ruim tudo que ia contra seus interesses.
A partir dessa ideia, podermos concluir que a demagogia busca termos diversos para convencer a sociedade de que certas ações são benéficas, mesmo quando os possíveis de atos que possam indicar justamente o contrário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário