sábado, julho 15

Prefeito empossa novos membros do Conselho Municipal de Saúde de Ipanguaçu

O prefeito Valderedo Bertoldo empossou na manhã desta quinta-feira (13) os novos conselheiros municipais de saúde de Ipanguaçu. A solenidade foi realizada no auditório do Centro Integrado da Cidadania – CIC e contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Sâmia Maciel, do Presidente da Câmara de Vereadores, Batista Bertoldo, secretários municipais e demais membros de Conselhos Municipais.
Durante a solenidade de posse, o prefeito Valderedo destacou o papel dos conselheiros na formação de um sistema público de saúde mais eficiente. “Sabemos da importância do trabalho dos conselheiros municipais de Saúde, e com isso, reitero aqui o compromisso de nossa gestão em está sempre aberta ao diálogo, possibilitando a contribuição de todos para mais avanços na saúde”.
A secretária Sâmia Maciel também ressaltou a parceria entre o Conselho Municipal de Saúde e a gestão municipal. “A Secretaria estará à disposição para auxiliar e executar junto ao Conselho Municipal de Saúde suas atividades, no intuito de proporcionar um serviço humanizado e de qualidade aos ipanguaçuenses”.
Como funciona – O Conselho Municipal de Saúde faz o controle social do SUS, o que significa dizer que cabe ao Conselho fiscalizar, planejar, propor e controlar os recursos destinados à área de Saúde no orçamento do município. Bem como aprovar o Plano Municipal de Saúde e, do mesmo modo, exercer o controle, o planejamento e a fiscalização do Fundo Municipal de Saúde, que é para onde são destinados os recursos a serem gastos com a saúde no município.
O Controle Social é o efeito da ação do cidadão participante sobre os serviços públicos, ou seja: da sociedade sobre o estado, o que confere à democracia caráter mais participativo. Na Saúde o controle social fortalece o exercício da cidadania em direção dos objetivos do SUS: o direito dos cidadãos à atenção plena à saúde.
Fonte/Fotos: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário