segunda-feira, março 16

Comemoração mostra que a poesia continua enraizada no povo assuense

POESIA1
POESIA2

A programação denominada “Um MA(R)ÇO de Poesia”, promovida sábado, 14, pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Juventude, Esporte, Eventos e Turismo e da Secretaria de Educação e Cultura,para celebrar o Dia Nacional da Poesia em Assú, mostrou que a poesia permanece fortemente enraizada na cultura do município. 
O evento atraiu um grande público e um número expressivo de poetas e declamadores, em sua maioria, anônimos, que no palco montado na Praça do Rosário, centro da cidade, mostrou toda sua criatividade e talento.
Para o secretário de Juventude, Esportes, Eventos e Turismo Daílson Machado o dia foi assim: “Uma grande festa marcada por declamações de poetas anônimos e grande participação popular”. 
O secretário de Educação e Cultura Alberto Luís, representando o prefeito Ivan Júnior no evento, destacou que o fortalecimento dos costumes, tradições e valores é prioridade na administração: “Eventos como este são fundamentais para manter acesa a importância cultural da poesia e incentivar o interesse pelo gênero”.
Quem também externou sua satisfação por fazer parte da comemoração foi o secretário de Governo Antônio José: “Assú demonstra hoje que nunca deixará de ser a Terra da Poesia”
Um MA(R)ÇO de Poesia”  contou com a participação do Quinteto Varzeano, Cantoria e desafio de violeiros, shows musicais com Nelsinho, Cristina de Holanda e Zelito Coringa.
Outro ponto alto do evento foi à exposição “Varal de Poesia Popular: Assú em Prosa e Verso”, onde poemas impressos ficaram literalmente expostos em varais para serem distribuídos gratuitamente ao público.
Dia Nacional da Poesia
A data foi criada em homenagem a Antônio Frederico de Castro Alves, poeta brasileiro nascido em 14 de março de 1847. Frederico de Castro Alves ficou conhecido como o poeta dos escravos por ter lutado arduamente pela abolição da escravatura no Brasil.
SEACOM - PMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário