quarta-feira, janeiro 18

ARTIGO - RANCHINHO DE PAIA

 

Francisco Elion Caldas Nobre, nasceu na antiga Vila da Princesa, hoje Cidade do Assu/RN, no dia 16/05/1930, sendo filho de Francisco da Fonseca Nobre e Dona Maria de Oliveira Caldas Nobre.
Sobrinho do poeta Renato Caldas. Já na infância, demonstrava o talento musical. As primeiras melodias nasceram no seu primeiro instrumento, um cavaquinho feito por Noé, um marceneiro amigo do seu pai.
Chico Elion, apelido que ele gostou e passou a adota-lo como nome artístico, poeta, cantor, compositor, arranjador, exímio instrumentista, tocava bandolim, cavaquinho e violão.
Chico era um boêmio, um sedutor, muitas paixões, muitos amores, teve três casamentos, primeiro com Iraci Vale Nobre, o segundo com a cantora Dea Ferreira - a famosa Chiquinha do acordeon e o terceiro e último casamento com a cantora e parceira musical Ana Maria da Silva Caldas.
Chico Elion faleceu no dia 13/06/2013, deixou como legado mais de 400 composições, muitas delas ainda inédita. A imortal canção "Ranchinho de Paia", faz parte do repertório de diferentes gerações de amantes da boa música e viverá na memória afetiva.
CHICO TORQUATO

Nenhum comentário:

Postar um comentário